Sábado, 05 de Outubro de 2024

CRAS de Itainópolis realiza cadastro das pessoas com deficiência no Projeto Piauí Inclusivo

Publicado em 16/03/2022
Por Redação
FA-IMG-b396cbdab139ed9b675e.jpg
FA-IMG-b396cbdab139ed9b675e.jpg
Cadastro está sendo realizado na sede do CRAS/Divulgação

A Prefeitura de Itainópolis, através do Centro de Referência da Assistência social (CRAS), está realizando o cadastro das pessoas com deficiência no Projeto Piauí Inclusivo. Desde o dia 07 de março que este trabalho vem sendo realizado por técnicos de referência do próprio CRAS, composto por assistente social e psicólogo.

O referido projeto foi lançado no Piauí no dia 21 de setembro de 2021, com o objetivo de conhecer a realidade existente no estado, quanto as pessoas com deficiência, e a partir daí, buscar soluções por meio de ações de inclusão.

A assistente social do CRAS de Itainópolis, Laura Raimunda, participou de uma capacitação, na Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), em Teresina, ocasião em que se inteirou de todas as informações necessárias para o cadastramento de forma correta.

Laura participou de capacitação na SEID

O cadastro será obrigatório nas 224 cidades do Piauí. Em Itainópolis, os responsáveis pelas pessoas com deficiência podem se dirigir até a sede do CRAS, de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12hs e das 14hs às 16h30min, e na sexta-feira das 8h às 13hs, para realizarem o cadastro.

Os documentos necessários para fazer o cadastro são RG, CPF, comprovante de residência e o laudo médico com a CID (caso possua). Não é necessário levar a pessoa com deficiência para o local do cadastramento, um responsável legal pode fazer o cadastro levando as documentações necessárias.

“Com esse cadastro vai ser possível, implementar políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Saber quantas pessoas com deficiência existe em nosso município, os tipos de deficiência, idade, sexo, cor, escolaridade, se recebem BPC ou não. É um questionário inovador, com dados bem completo que vai ser importante para todas as secretarias do município” informou a Assistente Social, Laura Raimunda.

Laura com a equipe da SEID responsável pelo Projeto Piauí Inclusivo

O cadastro é necessário para todas as pessoas com deficiência do município, sendo todos os tipos de deficiência desde as pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental, intelectual dentre outras.

 

Comentários