Domingo, 13 de Outubro de 2024

CTA de Picos registra nove casos de HIV no primeiro bimestre de 2022

Publicado em 11/03/2022
Por Redação
FA-IMG-c0e27b666cbca02de3f0.jpg
FA-IMG-c0e27b666cbca02de3f0.jpg
CTA/ SAE de Picos- PI/Picos 40 Graus

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) registrou nos dois primeiros meses de 2022, 9 casos de HIV e 20 de sífilis. O Centro é um serviço de saúde pública que oferece testes de triagem para Hepatites B e C, Sífilis, HIV e aconselhamento para outras infecções sexualmente transmissíveis.

O percentual registrado é equivalente ao número de pessoas que contraíram a doença em 2021. O público mais acometido são jovens, com 46%.

O coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes disse que os profissionais da área estão em alerta quanto ao número de casos de HIV e Sífilis. Projetos já estão sendo realizados para ajudar a população para que estes tenham informações sobre o tema.

Coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes (Foto: Renata Arrais)

“Grande parte dessas pessoas que são infectadas são jovens, mais de 46%, então assim, por isso que a gente tem um cuidado muito redobrado de ir até onde o jovem tá para que ele possua mais informações a respeito e conheça o serviço do CTA também” afirmou o Coordenador.

Tanto a Sífilis quanto o HIV são doenças silenciosas e que não costumam apresentar sintomas aparentes. Porém, em casos avançados, à sífilis pode apresentar alguns sinais como manchas no corpo ou em casos mais graves problemas neurológicos, por isto, é importante fazer exames a cada três ou seis meses e buscar orientações no CTA.

Atendimento CTA

Atualmente são ofertados no CTA de Picos exames para seis doenças, incluindo da clamídia e gonorreia. O atendimento é realizado nos dias úteis das 07 horas da manhã até às 13 horas da tarde, sendo necessário o RG e o cartão do SUS atualizados. É importante fazer o teste para desta forma, iniciar o tratamento logo nos primeiros meses da doença.

Vale ressaltar que os resultados dos testes é sigiloso, apenas para conhecimento do próprio paciente.

Testes

Para fazer os testes é necessário se dirigir até o CTA com os documentos atualizados e fazer o cadastro. Grande parte dos exames são realizados na sede do Centro e outros dois são feitos a coleta e enviados para Teresina, alguns dos resultados chegam em três dias.

O coordenador ainda afirmou que o CTA está de portas abertas para ajudar a população. ”Estamos de portas abertas para auxiliar desde uma dúvida, desde um conselho, e a equipe está toda preparada para receber a população usuária do CTA” afirmou o Fábio Bernardes.

Por Renata Arrais, estagiária da UESPI.

Comentários