Sábado, 05 de Outubro de 2024

Educação de São José do Piauí abre oficialmente ano letivo de 2022 com a realização da Jornada Pedagógica

Publicado em 26/02/2022
Por Redação
FA-IMG-5940ad1e15c9efc97a65.jpg
FA-IMG-5940ad1e15c9efc97a65.jpg
Solenidade de abertura da Jornada/ASCOM

A Secretaria Municipal de Educação de São José do Piauí, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou nos dias 22 e 23 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2022, que teve como tema: “Não basta resistir, tem que florescer”.

Confira AQUI todas imagens!

A iniciativa, que visa preparar os educadores da Rede Municipal para o ano letivo de 2022, ocorreu em duas etapas: no dia 22 a programação foi voltada para os professores (Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano), diretores, coordenadores e agentes administrativos; já a programação do dia 23 teve como público alvo os Agentes Operacionais de Serviço (Merendeiras, zeladoras, Vigias e Motoristas).

O evento teve início às 8:00 h da manhã do dia 22 com o acolhimento dos profissionais de educação e a formação da mesa de honra. Na ocasião estiveram presentes a Secretária de Educação, Cileide Bezerra Borges Farias; Vice-Prefeito Municipal, Joseídney Bezerra; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edilson Cavalcante, representando o Poder Legislativo; o Presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de São José do Piauí (SINSESPI), Dieguinaldo de Sousa Rocha; a assessora jurídica do SINSESPI, Jucélia Leite Santos; a Supervisora do Ensino Fundamental da Rede Municipal, Silvaní Estelina de Sousa; os diretores das escolas municipais, Francisco Filho, Maria da Cruz, Fernanda Leal e Fabiano Santos; a Supervisora da Rede Estadual, Maria Leila de Lima Santos; e a Consultora e palestrante do SEBRAE, Rosário Barros.

Professores participaram da Jornada

O Vice-Prefeito Municipal, Joseídney Bezerra, fez uso da palavra justificando, primeiramente a ausência do Prefeito Municipal, Admaelton Bezerra de Sousa, que estava cumprindo agenda na capital em busca de melhorias para o município. Em seguida, destacou a importância do evento e a relevância do papel de cada educador na construção da cidadania das crianças, jovens e adolescentes são-joseenses.

Joseídney Bezerra, vice-prefeito

Joseídney relembrou ainda sua experiencia como professor, reconhecendo assim, os desafios enfrentados pela classe, ao mesmo tempo que os encorajou a seguirem firmes na missão e unirem forças para buscar uma educação cada vez melhor, colocando-se a disposição para dialogar e trabalhar junto na busca da melhoria da qualidade de ensino do município.

Logo após, Edilson Cavalcante, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, também proferiu o seu pronunciamento reconhecendo, como profissional da Psicologia, a necessidade de apoio socioemocional aos profissionais e alunos nessa volta ao ensino presencial em um momento, ainda, pandêmico, destacando também o compromisso do Poder Legislativo de trabalhar em parceria com a educação do município em busca de melhorias constantes.

Edilson Cavalcante, presidente da Câmara

Na sequência, a Secretária Municipal de Educação, Cileide Bezerra Borges Farias, proferiu sua fala. Na ocasião, falou sobre a importância que os educadores tem na sociedade e, recordando o período em que as escolas ficaram fechadas, relatou que os desafios do ensino remoto deixaram graves prejuízos para os estudantes, especialmente na aprendizagem e  que era necessário retornar ao chão da escola, com compromisso e responsabilidade, a fim de minimizar as deficiências na aprendizagem dos alunos, causadas pelo afastamento das escolas.

Cileide Bezerra, secretária de educação

Cileide Bezerra informou que as aulas da Rede Municipal do ano letivo de 2022 terão início dia 03 do mês de março, de forma 100% presencial, respeitando todos os protocolos de segurança

Fez uso da palavra, também, a assessora jurídica do SINSESPI, Jucélia Leite Santos, esclarecendo pontos relacionados à nova Lei do Fundeb.

Assessora jurídica do SINSESPI, Jucélia Santos

Para dar encerramento à cerimônia de abertura a cerimonialista e Assistente Social da SME fez a leitura de um texto poético “Não basta resistir... é preciso florescer!”, através do qual trouxe uma mensagem de encorajamento, destacando a necessidade florescer (conhecimentos), mesmo em contextos adversos.

Assistente Social da SME, Montinelli Leal

O evento seguiu com a apresentação de uma palestra motivacional ministrada pela Consultora e palestrante do SEBRAE Rosário Barros, na qual abordou sobre “As 10 Competências do profissional de educação na volta ao novo”.

Palestrante Rosário Barros

Após a palestra motivacional, a Coordenadora Pedagógica da SME, Maria Aparecida da Silva Sousa fez o repasse dos informes gerais relacionados aos protocolos de retorno e os instrumentais pedagógicos.

Maria Aparecida passou informações sobre retorno das aulas

Em seguida, a coordenadora municipal do PPAIC, Leidiany de Lima Santos, juntamente com as formadoras municipais Alessandra Pacheco e Dúlcélia Santos, apresentaram a Dinâmica de Formações do programa para o ano letivo de 2022.

A jornada também foi marcada, no turno da tarde do dia 22, por uma formação teoria/prática ministrada pela Professora Klélia Rejane Alves dos Anjos Silva, que teve como tema “Novos olhares: Educação e Abordagem do Currículo”, com o objetivo de orientar os professores e gestores sobre os procedimentos da retomada das aulas presenciais mediante a necessidade de reconfiguração das atividades pedagógicas e flexibilização curricular, integrando teoria e prática, sugerindo metodologias e abordagens na perspectiva de Leitura e Letramento / Literacia e Numeracia, sistematizando estratégias de ensino a partir da flexibilização curricular apoiadas na realidade escolar local em face à concepção de Educação Integral do Currículo do Piauí.

Professora Klélia Rejane ministrou formação

Para encerrar as atividades do dia, a Secretária de Educação fez a entrega da lotação dos professores e de uma lembrancinha.

A programação da quarta-feira, 23/02/2022, foi direcionada aos Agentes Operacionais de Serviço (Merendeiras, zeladoras e vigias) e Motoristas. Neste segundo dia estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Cileide Bezerra Borges Farias; o Vice-Prefeito Municipal, Joseídney Bezerra; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edilson Cavalcante, representando o Poder Legislativo; e os diretores das escolas municipais, Francisco Filho, Maria da Cruz, Fernanda Leal e Fabiano Santos.

Segundo dia contou com a participação de merendeiras, zeladoras e vigias

O evento prossegui com um momento de reflexão e motivação com o tema: “Florescer é preciso”, conduzido pela Assistente Social da SME, Montinelli Borges Leal.

Em seguida, a Nutricionista da SME, Janayna Pacheco, proferiu uma palestra instrucional com objetivo de repassar informações relacionadas aos procedimentos de higienização e limpeza que devem ser adotados pelos agentes operacionais de serviço.

Dando continuidade, Montinelli Borges conduziu uma Oficina Educativa “Erros e Acertos’ nas práticas diárias do ambiente escolar”, produzindo momentos de reflexão da prática de forma descontraída e divertida.

Oficina Educativa conduzida por Montinelli Borges

A jornada foi encerrada pela Secretária Municipal de Educação agradecendo o empenho e a participação de todos, e entregando uma lembrancinha, também, para todos os agentes operacionais e motoristas.

Equipe da Secretaria de Educação

 

Comentários