Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Entidades organizam abaixo-assinado pela abertura da Policlínica

Publicado em 13/09/2013
Por Jailson Dias
338bb08bd10aae6d062e09be2770.jpg
338bb08bd10aae6d062e09be2770.jpg
João Pena de Ouro está coletando assinaturas/Jailson Dias

A luta pela abertura da Policlínica continua. Representantes de entidades sociais estão colhendo assinaturas em Picos e região, pedindo que a clínica finalmente seja aberta e passe atender a população. Um dos militantes é o presidente da Associação de Moradores do bairro Paroquial, João Pereira de Sousa, o João Pena de Ouro. Ele informou que a luta também é pela construção do novo hospital que oferecerá 284 leitos.

“Haja vista que tem emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, R$ 35 milhões, onde já foi gasto uma parte desse dinheiro e ainda se encontram parte dos recursos a disposição”, comentou João Pena de Ouro. Ainda haveriam pelo menos R$ 29 milhões para serem investidos no novo hospital, mas caso isso não aconteça até dezembro, o dinheiro pode voltar.

A coleta de assinaturas da população picoense começou no dia 15 de setembro e deve se estender até o início do mês de outubro. Após conseguir um número considerável de assinaturas, o documento será encaminhado ao governador Wilson Martins (PSB), pedindo que ele finalmente tome uma atitude que ajude a por a Policlínica em funcionamento.

Na noite de 12 de julho o auditório antigo da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI), sediou uma audiência para debater a dificuldade de conseguir o efetivo funcionamento da Policlínica. Além do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) também marcaram presença na audiência: militantes sociais, acadêmicos, presidentes de associações.

Na ocasião, todos buscavam uma resposta para o não funcionamento da Policlínica e para a paralisação das obras do novo hospital regional de Picos, ambos localizados no bairro Paraibinha, às margens da BR 316.

O deputado Assis Carvalho se esforçou para explicar os tramites legais para a continuação das obras do novo regional. A emenda parlamentar de 35 milhões foi uma proposição do deputado, e deve perdurar até dezembro de 2013, caso contrário retornará para Brasília. Ele alegou que o funcionamento efetivo da Policlínica acontecerá apenas através da inauguração do hospital, o que tem mobilizado os militantes.

Quando da audiência o representante da ONG Pró-Brasil, Uwe Weibrecht, fez uma rápida e didática exposição sobre a construção da Policlínica na cidade de Picos, desde o início do projeto, em 2006. Ele alegou que a cidade precisava de um centro de diagnósticos de média e alta complexidade. Bastante emocionado, algo que lhe é pouco característico, Uwe declarou que era uma “vergonha” para a cidade que o prédio continue fechado desde que foi concluído em 2009.

Comentários
Joãozinho
28/09/2013 21:55:00
Seu João Pena a policlínica já esta aberta é só o senhor ir lá e entrar,agora não vá me dizer que o senhor quer consulta médica especializado de 10 reais, como está no projeto da policlínica, procure confirmar. O senhor acha que algum médico vai trabalhar lá por 10,00 a consulta. Nem para olhar carro em dia de show ou lavar carro a turma q 10,00.
Saude
28/09/2013 19:09:07
Atenção Picoenses! Vamos lutar pela abertura da policlínica,mas tem q ser POLICLÍNICA mesmo! Não vamos aceitar, como quer o Alemão, somente para fazer exame de ultrassom,eletro do coraçáo e RX. Vamos querer todas as especialidades da medicina, como é o ambulatório do hospital Getúlio Vargas em Teresina ( estado ) e Lineu Araújo ( município). Com médicos especialistas com residência medica e não médicos generalistas como os do PSF?
Pénochão
28/09/2013 17:56:30
Começa campanha eleitoral 2016 para vereador,a Cândida só vive agora na mídia, patrocinando e promovendo manifestações de alienados sobre lixaão,policlínica,curso de medicina e vaiando prefeito,enquanto a FUPI formando profissionais com grade curricular incompleta, laboratórios sucateados,falta professores e muita coisa ,que só quem estuda lá sabe. Isto ela nao se preocupa..........abra o olho seu João Pena!
PICOENSE
28/09/2013 17:42:00
Caríssimo João Pena, ao invés do Sr. Fica colhendo assinatura vá ao ministério público federal de Picos e se informe o porquê da policlínica nunca ter aberto ( tem esquema de desvio de dinheiro por trás ! ) . Quanto ao que o Assis Carvalho falou é pura verdade, a policlínica só irá funcionar plenamente com a inauguração do hospita,pois lá virará um polo de saúde e policlínica tem q ser em polo de saúde. Quanto ao hospital a construtora que começou a obra abriu um processo na justiça contra o estado, enquanto não for julgado esta suspenso licitação para contratar nova contrutora, porisso como até dezembro as obras não recomeçaram, o dinheiro da caixa irá perder. Pena! Terá q algum deputado abrir nova emenda em 2014 para o dinheiro retornar em 2015. Esse é nosso estado! Vergonha! Porisso tanbém perdemos o curso de Medicina. Abra o olho com essa senhora q está lhe orientando.......