Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Plenário fica vazio durante audiência sobre instalação de delegacia da PF em Picos

Publicado em 12/09/2013
Por Jailson Dias
4330a2678b1daf574bcb58f48fac.jpg
4330a2678b1daf574bcb58f48fac.jpg
Poucas pessoas marcaram presença na Câmara Municipal /Jailson Dias

O tema é importante, a implantação de uma delegacia da Polícia Federal em Picos, mas não foi o suficiente para fazer com que a população comparecesse ao plenário da Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira (27/09). De proposição do Ministério Público Federal, a audiência, segundo o procurador da republica, Francisco Alexandre de Paiva Forte, buscava despertar o interesse da sociedade e dos políticos para que a cidade finalmente conte com uma delegacia da elite da polícia brasileira.

Logo no início da audiência, o procurador declarou que havia enviado convites formais para inúmeras entidades picoenses, mas que o pequeno número de pessoas presentes não atrapalharia o andamento dos debates. Marcaram presença ainda o superintendente substituto da Polícia Federal do Piauí, Renato Jevson, e o comandante do 4° BPM, tenente-coronel Wagner Torres.

O procurador enfatizou que deve haver um esforço conjunto para que essa delegacia seja implantada na cidade de Picos. Ele informou ter encaminhado ofícios a todos os deputados federais que representam o Piauí no intuito de que lutem nesse sentido. “Pretendemos com essa pressão política e com a força da sociedade organizada e de parlamentares que já demonstraram interesse de que a PF venha a se instalar em Picos”, comentou.

Apesar da vontade demonstrada pelo MPF e ser esse um tema recorrente no município, Francisco Alexandre foi claro ao dizer que recebeu do Ministério da Justiça a informação de que não há dotação orçamentária para a instalação de uma delegacia da PF em 2014. “Mas com emprenho de todos poderemos encampar essa bandeira para o orçamento de 2015, essa é a nossa esperança”, enfatizou.

O procurador entende que Picos precisa de uma delegacia da PF devido o crescimento demográfico de sua população, e do aumento da criminalidade na cidade e região, como assaltos a agências bancarias e tráfico de drogas. Além de Teresina apenas Parnaíba conta com uma delegacia da PF.

O superintende substituto da PF do Piauí, Renato Jevson, explicou que “meios mínimos” seriam necessários para a instalação de uma delegacia da PF na cidade, como contingente e um prédio que ofereça condições para o desempenho do trabalho. Ele informa ainda que a delegacia de Parnaíba tem surtido o efeito desejado, uma vez que foi realizado o estudo necessário nesse sentido.

Comentários