Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Durante a Semana Nacional de Trânsito DMT constata redução de acidentes em Picos

Publicado em 12/09/2013
Por Jailson Dias
9339c0fcfa0598be24770c49f4f9.jpg
9339c0fcfa0598be24770c49f4f9.jpg
Fiscalizações foram realizadas por toda a semana/Jailson Dias

Entre os dias 19 e 25 de setembro o artigo 326 do Código Nacional de Trânsito (CTB) determina a comemoração da Semana Nacional de Trânsito, ocasião em que são realizadas atividades educativas e de conscientização junto aos motoristas em todo o Brasil. Em Picos a situação não é diferente e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), juntamente com outras instituições, promoveu uma serie de blitz educativas pela cidade.

O coordenador do DMT, Danilo Guimarães disse ter constatado que está havendo mais respeito quanto as regras e menos acidentes no perímetro urbano da cidade.

Ele disse ter conversado recentemente com a enfermeira Mariluska Macedo, que faz o levantamento das estatísticas do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), recebendo a informação de que os acidentes vem diminuindo após a intensificação da fiscalização de itens de segurança como o capacete e o cinto de segurança, quanto a esse ainda há uma resistência por parte dos motoristas picoenses. “Isso prova que o foco de nossas campanhas está sendo alcançado”, declarou.

Durante essa semana do trânsito o foco principal foi o “não uso do álcool e outras drogas”, mas também foram relembrados outros pontos importantes para a segurança no trânsito como: cinto de segurança, capacete, uso da cadeirinha para crianças. Danilo chama atenção ainda para a instalação de mais de 150 placas de trânsito e dos semáforos novos que foram instalados e implantados por toda a cidade.

Para Danilo os motociclistas picoenses estão usando o capacete mais ostensivamente. Ele cita, no entanto, que essa observação se baseia nos horários de 7h00 às 19h00, quando há a fiscalização dos guardas de trânsito, depois disso, não há estatísticas, uma vez que por uma questão de contingente não há fiscalização no período noturno.

Quanto ao uso do cinto de segurança, esse também teve um aumento, mas ainda não está dentro daquilo que é desejado pelo DMT. “Em torno de 30% da população de Picos usa o cinto de segurança, nós queremos aumentar, temos o planejamento e temos a expectativa que para o próximo ano alcancemos pelo menos de 60 a 70% do uso do cinto de segurança”, comentou.

 

Comentários