Sábado, 05 de Outubro de 2024

Dirigentes divergem sobre calendário do futebol piauiense e dão sugestões

Publicado em 11/09/2013
Por Marta Soares
4a5e99eafd49117db5d366fd978c.jpg
4a5e99eafd49117db5d366fd978c.jpg
Piauí começa os preparativos para 2014 em dezembro/Emanuele Madeira

O calendário montado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os campeonatos de 2014 vai ganhando desdobramentos. Por todo o Brasil, atletas, técnicos e dirigentes se manifestaram contestando o curto prazo dado para as equipes fazerem a pré-temporada. Em resposta, os jogadores da Série A e B fizeram um abaixo assinado que contou com 75 assinaturas.

No Piauí, o calendário com o planejamento para o ano de 2014 também foi lançado. Em caráter provisório, oito competições regionais e nacionais, que contarão com participação de clubes piauienses, estão divididas entre os dois semestres. Os dirigentes dos clubes divergem sobre a recente polêmica e fazem críticas ao esbouço lançado pelo FFP no começo desta semana.

No próximo dia 15 de outubro, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) irá se reunir com todos os dirigentes dos clubes da primeira divisão do Piauiense para discutir os detalhes do calendário oficial.

Dentre as equipes que estão sem atividade, Barras, Parnahyba e River-PI esperam a reunião entre seus dirigentes  para iniciar planejamentos internos. O 4 de Julho aguarda o termino da Copa Piauí para decidir seu futuro, enquanto o Picos só fará definições após a reunião da federação.

Flamengo-PI deve iniciar preparação para 2014 em janeiro. O Piauí não quer perder tempo e já bateu o martelo: em dezembro a equipe volta aos treinos. O Cori-Sabbá, que está parado deste do fim do Piauiense deste ano, anunciou para novembro a sua movimentação.

Picos
O presidente do Picos, Paulo Lauriano, ainda não recebeu o calendário, mas atacou a organização feita pela entidade nacional.

- A CBF faz o calendário do jeito dela e,da forma como foi lançado, só prejudicaria as equipes. No Piauí, temos uma reunião marcada entre todos os presidentes de clubes para o dia 15 de outubro para enfim decidir um calendário oficial – divulgou Paulo Lauriano.

River-PI
Fora das competições do segundo semestre de 2013, o River-PI ainda estuda o calendário emitido pela entidade piauiense. Sem planos traçados até o momento, a diretoria tricolor inicia a montagem do seu planejamento na próxima segunda-feira (30). O motivo é que o presidente da equipe, Elizeu Aguiar, anunciou que não tomará mais decisões de forma única, mas que dividirá a responsabilidade com a diretoria da equipe.

- Vamos ainda começar o nosso planejamento em cima desse calendário que foi lançado pela federação, mas antes de anunciar qualquer próximo passo do River-PI temos de discutir em diretoria. A priori, essas são as primeiras definições, pois eu não tomarei mais nenhuma decisão de forma monocrática - declarou Elizeu.

Flamengo-PI
Jankel Costa, presidente do Flamengo-PI, também fez ressalvas sobre o calendário. O que caiu em desagrado na opinião do dirigente foi a distância entre o Campeonato Piauiense e a Série D do Campeonato Brasileiro.

- O problema é que temos dois meses entre o termino do Campeonato Piauiense e o início da Série D. Manter uma equipe pequena parada por dois meses sem renda é difícil. O que deve acontecer é ou adequa o Campeonato Piauiense ou a CBF coloca o início da Série D o mais breve possível – lançou a proposta.

Parnahyba
Após a eliminação na Série D, o bicampeão piauiense, o Parnahyba, ficou a ver navios no segundo semestre. Sem disputar nenhuma competição, o planejamento da equipe para 2014 só vai começar após as eleições para a presidência do clube, já que o atual presidente, José Lima, fica no cargo até dezembro. O superintendente de futebol da equipe, Júlio César Silva, não viu danos maiores em relação ao calendário do Piauiense.

- Para o futebol do Piauí, não tem muito prejuízo até porque são poucas equipes e vai ficar basicamente como o planejamento do ano passado. A única consequência dessas alterações de calendário foi que tivemos de adiantar as eleições, que deve ter um resultado no dia 27 de outubro, para iniciarmos o planejamento de 2014 – divulgou Júlio César.

Piauí
Disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2014, o Piauí não quer perder tempo com a preparação das equipes. Após o encerramento da Copa Piauí, a equipe do Enxuga Rato inicia sua pré-temporada ainda no ano de 2013. O clube não teve tantos problemas com as datas provisórias divulgada pela Federação de Futebol do Piauí (FFP). O presidente Jacob Júnior pretende manter o grupo que disputa a Copa Piauí com a contratação de mais cinco reforços.

- Ainda não recebemos o calendário da federação, mas nosso planejamento do profissional já estava sendo preparado para iniciar na segunda quinzena de dezembro. A base vai para a Copa São paulo de 02 a 25 de janeiro e o piauiense iniciando no dia 26 teremos a base reintegrada para a sequência do campeonato - afirmou Jacob Júnior.

4 de Julho
Mas para algumas equipes, a data de divulgação do calendário não fará tanta diferença. A equipe do  4 de Julho, de Piripiri, que disputa a Copa Piauí, espera a definição do resultado para iniciar o planejamento. Para o dirigente de futebol da equipe Colorada a estratégia só será definida com o resultado da Copa Piauí e não a partir do calendário.

- Dependemos do que vai acontecer no segundo semestre, é em cima do resultado que teremos que vamos basear nossas estratégias. A única coisa certa que sabemos é que se conquistarmos a vaga para a Copa do Brasil vamos manter o elenco – adiantou Ludjalma Sousa.

Barras
Sem atividade desde o final do Campeonato Piauiense, em maio, o Barras ainda quer reunir sua diretoria para também convocar novas eleições. Sem conhecimento sobre o calendário da próxima temporada, Manin Rego, secretário de esportes do município e que está atualmente à frente da equipe, afirma que as atividades só iniciarão em novembro.

- Tivemos uma conversa com o prefeito e a intenção é colocar um time forte para a disputa das competições de 2014. Até novembro teremos novas eleições para a diretoria da equipe, pois o presidente Paulo Afonso não deseja mais permanecer no cargo. Somente a partir das decisões dessa reunião é que o Barras inicia o planejamento – concluiu Manin Rêgo.

Cori-Sabbá
Indo de encontro à política das equipes que estão paradas, o Cori-Sabbá não quer saber de adiar o início dos treinamentos. Não aprovando as datas dos calendários, o presidente José Bruno tem pressa para fazer o levantamento dos custos para a próxima temporada. Com uma base ainda ativa, a equipe quer iniciar as primeiras atividades visando à temporada 2014 em novembro.

- Essas datas não são boas para ninguém, todos os campeonatos estaduais tiveram de se adequar e aqui não foi diferente. Janeiro já está próximo e queremos ainda em novembro iniciar a movimentação na base que temos a disposição e iniciar outras contratações em dezembro. Só temos dois meses para trabalhar – relatou José Bruno.

G1 Esporte Piauí

Comentários