Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Cerca de 40% dos veículos de Picos está em atraso junto ao Detran

Publicado em 11/09/2013
Por Marta Soares
dc87bb77c48fe0bf0d1070cf68b7.jpg
dc87bb77c48fe0bf0d1070cf68b7.jpg
Coordenador da 4ª Ciretran, Aníbal Neiva/Erivan Costa

De acordo com dados do Detran, até dezembro de 2012, Picos possuía 20.411 (vinte mil, quatrocentos e onze) motos e 9.459 (nove mil, quatrocentos e cinquenta e nove) carros e uma frota de pelo menos 40% dos veículos em atraso, como informou ao Folha Atual o coordenador da 4ª Ciretran, Aníbal Neiva.

Para que possa circular de forma correta, evitando multas e garantindo direitos, o veículo precisa estar regularizado, com as taxas em dias junto ao órgão competente - Detran - Departamento Estadual de Trânsito. 

São muitas as taxas que o cidadão paga para estar em concordância com o Detran. Dentre elas está o emplacamento do veículo, renovação de licença anual, IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, além do seguro DPVAT - Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, que garante o pagamento de seguro em caso de acidentes. É um seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. O DPVAT oferece coberturas para três naturezas de danos: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).

“É importante que o veículo, seja carro ou moto, esteja regularizado e que os condutores e motoristas usem os acessórios de segurança (capacete e cinto de segurança)”, disse Aníbal.

No Piauí, as taxas do Detran são consideradas como uma das mais altas do nordeste, os valores chegam a ser até cinco vezes mais caros do que em estados como o Ceará e Maranhão. Segundo informações colhidas no site do Detran, a taxa do primeiro emplacamento é de R$ 194,40; Renovação da licença é R$ 108,00. IPVA e Seguro DPVAT são calculados de acordo com as especificações do veículo.

No caso do veículo ser parado em uma blitz e for comprovado que ele está irregular, o proprietário terá seu veículo apreendido e conduzido a um dos depósitos do Detran. Para recuperar o veículo, o proprietário terá que pagar todo o emplacamento mais a taxa de depósito de veículo. No depósito de Picos, estão pelo menos 870 veículos à espera de resgate. Com o alto valor das taxas e multas, muitos proprietários preferem não recuperar o carro ou a moto.

“O Detran orienta que os proprietários de veículos mantenham em dias o pagamento das taxas necessárias, porque sabemos que uma vez atrasadas, fica muito difícil regularizar o mesmo”, finalizou Aníbal.

Comentários
joão filho
27/09/2013 15:22:00
Lamento muito que tenha chegado a tal numero 40% de vei colos com licenciamentos atrasados ,sera que esta faltando fiscalização mais severa ,Igual as que são feitas com os motociclistas que são atuados constantemente e cobrados as documentações cabíveis por lei (apreensão também para carros irregulares )MEU DESABAFO .