SAÚDE
A vida atribulada com muitos afazeres e uma alimentação sem equilíbrio podem ter sido a causa do infarto do miocárdio sofrido pelo prefeito Kleber Dantas Eulálio na noite de 20 de setembro. Médico, o prefeito soube identificar rapidamente o problema recebendo tratamento imediato, o que salvou a sua vida. Após alguns dias internado Kléber teve alta médica sob a recomendação de ficar 10 dias em repouso absoluto.
PERMANÊNCIA
O PSB deixa o governo federal, mas o PT não larga o osso no governo do estado do Piauí. A versão oficial é a de que o governador Wilson Martins não teria permitido a entrega de cargos. Para muitos petistas essa atitude é vista com normalidade, uma vez que ajudaram a elegê-lo. O contrassenso seria manter os cargos quando, provavelmente, Zé Filho (PMDB) assumir a chefia do executivo estadual. Aí sim, a entrega deve ser em massa.
CRISE
Os bancos são o coração financeiro de uma cidade, isso fica mais evidente quando uma greve como a que está acontecendo estoura. Muitos comerciantes picoenses têm reclamado da queda no faturamento dos seus estabelecimentos. Mesmo que 30% das casas financeiras estejam em funcionamento, isso não é a mesma coisa de ter todos os funcionários de uma instituição atendendo os clientes.
PÚBLICO PEQUENO
A verdade é que não tinha tanta gente assim na VII Parada da Diversidade realizada em Picos na tarde de 22 de setembro. Muita gente foi assistir os desfiles, mas, de militantes e pessoas que matem relações homoafetivas, tinha realmente um número pequeno. Para algumas pessoas foi a parada com menos participantes. A parte positiva é que o evento transcorre sempre com tranquilidade, nunca sendo registrada nenhuma ocorrência policial e a imprensa fazendo a cobertura em peso.
FORMATURAS
As formaturas se tornaram um grande comércio para a cidade de Picos. Esse mês de setembro está repleto delas, das turmas mais variadas da Uespi, UFPI e R.SÁ. Eventos grandiosos com missas, cultos, descerramento de placa, colação de grau, aula da saudade e o opcional baile. O pacote mais básico não sai por menos de R$ 1000,00. Muitos acadêmicos organizam eventos variados para arrecadar dinheiro e conseguir, assim, viver esses momentos que jamais serão esquecidos.
FEIRA LIVRE
A feira livre da Praça Justino Luz, tendo a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios ao fundo é o principal cartão postal da cidade de Picos, mas nos últimos dois anos as lacunas e espaços sem bancas de vendas de roupas e miudezas vêm se ampliando. Muitos comerciantes estão abandonando a feira livre e indo comercializar em outras cidades, buscando assim a sua sobrevivência. O principal motivo para a queda nas vendas seria a concorrência com as lojas de R$ 10,00. Será que um dia a feira vai acabar?
CRÍTICAS
Quando de sua visita a cidade de Picos o deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI) fez pesadas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para o deputado a Ação Penal 470, o chamado “Mensalão”, é o maior caso de injustiça da história do Brasil. Nazareno Fonteles diz que a decisão de seis ministros de terem votado a favor de um novo julgamento foi justa, não poupando críticas a “Suprema Corte”.
SÃO FRANCISCO
A população do bairro Junco vivencia os festejos de um dos santos mais populares do catolicismo, São Francisco de Assis. Padroeiro do bairro, as festividades começaram no último dia 25 e devem se estender até o mês de outubro, quando centenas e centenas de pessoas usam o tradicional marrom como forma de pagar promessas por graças alcançadas por intermédio do santo. Os festejos sempre reúnem milhares de pessoas de Picos e região.