A atriz e ex-secretária de cultura, Regina Duarte, compartilhou no último domingo, 21 de novembro, um vídeo polêmico do ator Morgan Freeman. No vídeo, o ator diz que basta não falar sobre racismo que o “problema” some, algo que não é tolerado por movimentos negros e diversos sociólogos.
Na legenda da postagem que foi realizada um dia após o Brasil ter comemorado o Dia da Consciência Negra, a atriz completou:
“Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos … HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?”, desabou Regina.
Em entrevista para o Jornal o Dia, o coordenador da Setorial Luís Gama do movimento Livres, Edson Lau, falou sobre o post realizado.
“Esse tipo de post é utilizado por pessoas que fazem uma escolha: não falar sobre racismo. Esta escolha serve apenas para a manutenção do status que, como apontam as pesquisas, não é nada favorável à população afro-descendente no Brasil: falta educação, saúde e emprego, enquanto sobra fome, violência e vulnerabilidade”, relatou o coordenador.
Nas redes sociais, os fãs da atriz não gostaram da abordagem e dispararam comentários acusando Regina de Racismo. Após sofrer diversas críticas, a atriz desativou os comentários no post e ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
Fonte: Observatório dos Famosos