Domingo, 06 de Outubro de 2024

Moradias do “Minha Casa, Minha Vida” começam a ser construídas em Santana do Piauí

Publicado em 06/09/2013
Por Jailson Dias
b87345c91aa5138d7e8d849a7be9.jpg
b87345c91aa5138d7e8d849a7be9.jpg
Trabalhadores da construção civil começam baldrame das casas/Jailson Dias

Um sonho que começa a se tornar realidade para muitos santanenses, há pelo menos três semanas as moradias do Programa “Minha Casa, Minha Vida” já estão sendo construídas no município de Santana do Piauí. Serão mais 40 residências que irão contemplar famílias incluídas nos programas sociais do governo federal. A adesão a esse programa aconteceu ainda na gestão Valenilson Dias Borges (PMDB), e o atual prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) deu continuidade ao trabalho, acompanhando minuciosamente todas as etapas.

Ricardo esteve presente ainda quando da formação do comitê fiscalizador, composto integralmente pelos beneficiários, que tem por objetivo fiscalizar o andamento das obras de perto. Em algumas ocasiões ele fez a ponte de ligação com a empresa Salamandra, vencedora do processo de licitação e responsável pelas construções.

Até o momento, o chamado “baldrame”, que forma a base das moradias estão sendo construídos sob os olhos atentos dos beneficiários. O pedreiro José Mendes informou que serão construídos baldrames de 20 casas, depois serão erguidas as paredes das moradias cujas obras haviam começado. “Depois voltaremos levantando da primeira, até completar as 20”, declarou.

Inicialmente foram construídos os baldrames na Cajazeira, região do centro do município, mais três na bomba, mais três na Rua São Vicente. “Depois teremos outras, por enquanto são nove, mas acho que vai chegar mais”, comentou. Até o dia 30 de setembro ele acredita que essa etapa terá terminado. Para essa base da casa, os pedreiros estão usando areia forte, areia fina, pedras, concretando com tijolo, elevando a base até 30 centímetros acima do solo.

Para facilitar o andamento das obras, o prefeito Ricardo José Gonçalves cedeu o maquinário da prefeitura, os tratores para nivelar o solo e o caminhão para carregar a areia.

Em ocasiões anteriores o prefeito lembrou ainda que o Programa Minha Casa, Minha Vida não funciona apenas a partir da construção das residências, mas nele está inserido uma série de possibilidades de formação de negócios familiares que geram emprego e renda. Ricardo propôs que no futuro os moradores formem uma associação dos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida em Santana do Piauí.

 

Comentários