Domingo, 13 de Outubro de 2024

Secretaria de Agricultura de Geminiano incentiva agricultores para produção de gás através do projeto Biodigestor

Publicado em 17/10/2021
Por Edson Costa
FA-IMG-27dd3a7730d1976d4096.jpg
FA-IMG-27dd3a7730d1976d4096.jpg
Encontro que tratou sobre o projeto no Bem Ti Vi/Folha Atual

A Secretaria de Agricultura de Geminiano, através do secretário Edmundo Sousa Chagas, conhecido por Ed Sousa, está se reunindo frequentemente com agricultores familiares no sentido de implantar o projeto Biodigestor em algumas comunidades.

Nesta última semana, no dia 1º de outubro, o secretário juntamente com membros da Secretaria de Agricultura e com um representante da Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (COOTAPI), estiveram reunidos no Assentamento Bem Ti Vi e no Assentamento Barreiros, onde deram o ponta pé inicial do projeto no município de Geminiano.

Encontro realizado no Assentamento Barreiros

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Geminiano e a COOTAPI, o técnico Antônio Feitosa, esteve presente nestas localidades ocasião em que explanou como funciona o projeto. “Estamos aqui em nome da COOTAPI para falar sobre este projeto que é o Biodigestor. A ideia é transformar manipueira e esterco de animais em biogás, biofertilizante e adubos naturais. Será um projeto financiado pela SAF e com certeza será de suma importância para renda familiar, uma vez que produzindo o gás, sobrará o dinheiro do botijão para comprar outras coisas. Esperamos que a comunidade abrace, pois o sucesso deste programa depende muito da comunidade”, disse.

Técnico da COOTAPI, Antônio Feitosa

Acompanhando o técnico no Bem Ti Vi e no Barreiros, o secretário de agricultura manifestou sua alegria com o projeto.

Ed Sousa, secretário de agricultura

“Estamos dando o ponta pé inicial da implantação do projeto Biodigestor em nosso município. O Biodigestor é um equipamento que transforma matéria orgânica, a manipueira e o esterco de animal em gás metano, que é utilizado na chama e também utilizado em um conversor para transformar em energia. Com isso estamos presentes com o objetivo de incentivar a produção da mandiocultura, pois a manipueira da mandioca já irá dá sustentação a casa de farinha, que é o local de instalação do Biodigestor, e posteriormente estaremos indo atrás de mais recursos para tentar implementar ainda mais o setor agrícola de nosso município”, disse Ed Sousa.

O secretário aproveitou para agradecer a presença dos agricultores e o apoio do prefeito Erculano Carvalho, do deputado Francisco Limma e da Dra. Patrícia Vasconcelos, presidente da SAF (Secretaria de Agricultura Familiar) na implantação do projeto no município.

Durante estes encontros informativos no Bem Ti Vi e em Barreiros, estiveram também presentes o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Juliano Moura; o coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores, Afonso Galvão; o assessor da Secretaria, Roque Gonçalves; presidentes de associações e agricultores.

 

Comentários