Domingo, 06 de Outubro de 2024

Auto escolas terão que disponibilizar simulador de trânsito para aluno

Publicado em 04/09/2013
Por Marta Soares
dfb61d8e2853e514ec36836c2e6f.jpg
dfb61d8e2853e514ec36836c2e6f.jpg
Simulador/Reprodução/Cidade Verde

A partir de janeiro, as auto escolas do Piauí serão obrigadas a disponibilizarem para seus alunos equipamentos de simulação de acidentes, chuva, neblina e outras situações que podem ocorrer no trânsito. 

Empresas que atuam em todo o Brasil apresentam para os empresários piauienses alguns modelos de equipamentos. Trata-se de uma réplica de um carro com componentes originais, posto em frente a três monitores de TV. 

Funciona como um jogo de vídeo game. A habilidade do condutor é testada em diversas situações. Segundo Adriano Vilela, representante de uma empresa que produz um modelo de simulador, "o aluno entra em uma imersão virtual próximo a realidade, com chuva, neblina, atropelamento de pedestre, que aciona sua memória cognitiva". 

Ainda de acordo com o representante do fabricante, o equipamento visa a preparar o futuro motorista para as situações que ele vai encontrar na vida real. "Em uma situação real ele vai estar treinado e vai lembrar do que aprendeu no simulador. Ressaltando que ele vai continuar fazendo aula na rua, somando uma experiência à outra", completa.

Cada aluno terá que cumprir cinco aulas de 30 minutos no simulador antes de iniciar as aulas práticas no trânsito real.

Segundo o diretor geral do Detran, Antonio Vasconcelos, empresas de todo o país estão vindo ao Piauí mostrar os equipamentos às auto escolas. Os empresários reclamam dos custos. Cada simulador custa cerca de R$ 38 mil, além de uma mensalidade para custear a manutenção do produto.

Cidade Verde

Comentários