Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Funcionários dos Correios de Picos entraram em greve nesta quarta-feira

Publicado em 04/09/2013
Por Jailson Dias
661925b6090ddc9ea6b6f906e0e4.jpg
661925b6090ddc9ea6b6f906e0e4.jpg
Carteiros de braços cruzados na Josino Ferreira/Jailson Dias

Muitos carteiros podiam ser avistados na Praça Josino Ferreira, em frente a agência dos Correios de Picos, denotando a sua adesão a greve nacional. Com isso, segundo informações do presidente do Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí, Gilvan Granjeiro, 95% dos serviços de entrega de correspondências e mercadorias ficarão comprometidas.

Ele explica que já é de praxe a paralisação anual uma vez que as negociações não se desenvolvem da forma desejada. Em Picos a adesão inicial está apenas entre os carteiros, os atendentes dos serviços internos continuavam, até esta manhã, desempenhando suas funções normalmente. Gilvan Granjeiro não escondia a frustração com essa situação.

“O nosso maior pedido, de maior relevância, dentro do nosso pedido é exatamente o de segurança nas agências, com a equiparação do salário do atendente dos Correios ao do Banco do Brasil. Isso é engraçado porque aqui não tem nenhum”, disse Gilvan Granjeiro referindo-se a ausência de adesão por parte dos atendentes.

Gilvan salienta que por todo o Brasil cresce o número de atendentes com problemas psicológicos em virtude da falta de segurança da profissão, especialmente no Piauí, onde os assaltos a agências dos Correios tem sido constantes. “Eles não tem consciência ainda que tem de parar”, declarou.

Quanto ao reajuste salarial o sindicato está pedindo um aumento de 15%, com reposição da inflação em 7,13%, mais vale alimentação e cesta básica para R$ 400,00. Os correios ofereceram reajuste salarial de 8%. “A categoria não aceitou, decretou a greve e vamos continuar em greve até aceitarem”, declarou.

Comentários