Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeito Eudes reativa açude Barreiras e melhora abastecimento de água em Fronteiras

Publicado em 09/10/2021
Por Edson Costa
FA-IMG-1e79376c9e7d43f01fce.jpg
FA-IMG-1e79376c9e7d43f01fce.jpg
Prefeito com representantes da Agespisa e populares/Divulgação

Preocupado com o abastecimento de água no período mais quente do ano, caracterizado como B-R-O BRÓ, onde aumenta ainda mais o consumo, o prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro, conseguiu reativar o fornecimento de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) do açude Barreiras, durante visita no local nesta quarta-feira, 29 de setembro.

A benfeitoria foi conseguida depois de um período de seis anos, graças aos esforços da gestão municipal em parceria com os deputados Júlio César e Georgiano Neto, por meio do governo do Piauí, Wellington Dias.

“Uma luta, uma batalha nossa ao lado do deputado Georgiano Neto e Júlio César. Conseguimos ter esse momento importante para o nosso povo que é o funcionamento da Estação de Tratamento de Água de Fronteiras. Isso vai representar para nosso povo a solução desse problema de água constante”, destacou Eudes.

Prefeito Eudes Ribeiro

Fronteiras é abastecida pela a Adutora Piaus que está instalada no município de São Julião e distribui para além dos dois municípios citados, nas cidades de Pio IX, Campo Grande do Piauí e Vila Nova do Piauí.

“Depois de seis anos tivemos o privilégio de voltar a ver a água do açude Barreiras chegar a essa estação de tratamento e se confirmou agora uma grande vitória. Quero agradecer a todos que fazem parte do governo, a Agespisa pelo desempenho e pelo trabalho. De uma forma toda especial ao superintendente da Região Sul que é o nosso querido e estimado irmão Gesiel pela sua dedicação, esforço, determinação e ao presidente da Agespisa no Estado do Piauí, Genival”, acrescentou o prefeito.

Eudes citou em seus agradecimentos de forma especial os deputados Júlio César e Georgiano Neto que se esforçaram no entendimento para a solução do problema.  

O superintendente da AGESPISA – Região Sul, Gesiel Sousa Cruz, explica que a reforma do sistema de tratamento se dá graças ao volume considerável de água de Barreiras juntamente com o sistema de Piaus.

Gesiel Sousa Cruz

A estação de Fronteiras será acionada automaticamente em caso de paralisação da estação de Piaus.

Para a reativação do sistema foi trocado o material filtrante (leito, pedra, areia), laje de fundo das unidades da estação de tratamento. Além disso foi instalado um sistema novo para captação – bomba no açude – que impulsiona cerca de 80 mil litros de água por hora.

“É vazão bem considerável. Todas foram recuperadas e estamos colocando em operação. Se Deus quiser o sistema vai melhorar cada vez mais e com certeza vai atender a demanda da cidade de Fronteiras […] para nós é uma satisfação”, concluiu Gesiel.

O investimento é de cerca R$ 120 (cento e vinte mil reais) na recuperação da Estação de Tratamento de Água que tem capacidade para tratar 70 mil litros por hora.

Fonte: cidadesnanet

 

Comentários