Quarta-Feira, 16 de Abril de 2025

Fazenda da Esperança: Um sonho realizado!

Publicado em 02/09/2013
Por Edson Costa
92175d3d0111dc2592f7cf3c6b95.jpg
92175d3d0111dc2592f7cf3c6b95.jpg
Inauguração da Fazenda da Esperança contou com grande número de pessoas/Edson Costa

 

“Posso afirmar que esta fazenda é a realização de um sonho. Foram quatro anos de luta onde por meio da Igreja e da sociedade construímos este belo local que tem como principal objetivo salvar vidas. O que temos para oferecer aqui é o amor de Deus, que através desta magia o jovem volta a viver”. Com estas palavras o missionário Rômulo Braga resumiu todo o momento vivido na tarde de domingo, 15, durante a inauguração da Fazenda da Esperança Nossa Senhora dos Remédios.

Centenas de pessoas de Picos e de vários outros municípios estiveram presentes na missa em ação de graças que marcou a inauguração da Fazenda da Esperança. Na ocasião, a celebração foi presidida pelo Bispo de Picos Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo Bispo Juarez Sousa (Diocese de Oeiras) e pelos padres Francisco Pereira Borges (Bocaina), Francisco Feitosa (Itainópolis) e Luís Rodrigues (Fazenda da Esperança). O Frei Hans Stapel, fundador das fazendas da esperança, também prestigiou a inauguração.

CONFIRA IMAGENS!

Segundo Rômulo Braga, que é o responsável pela Fazenda da Esperança Nossa Senhora dos Remédios, a fazenda é composta por uma casa com capacidade para atender 16 internos, um galpão para realização de trabalhos dos recuperandos, reuniões, celebrações e ainda uma área de serviço, além de um enorme espaço para desenvolver projetos de irrigação, apicultura, criação de ovinos e caprinos.

Envolvendo uma área de 111 hectares que foi doada pela Diocese de Picos, a Fazenda da Esperança está situada na localidade Lagoa Achada, município de Itainópolis. No mundo inteiro existem apenas 95 fazendas, sendo três no Piauí (Campo Maior, Oeiras e Itainópolis). Nos 30 anos de existência mais de 20 mil jovens já foram recuperados das dependências químicas em um tratamento natural que envolve espiritualidade, trabalho e convivência.

A proposta de internação na fazenda é de um ano. Nos três primeiros meses o interno não recebe nenhuma visita, ficando os meses seguintes com o direito de receber uma vez em cada 30 dias visitas de familiares ou de amigos que acompanham o tratamento. Para ingressar na Fazenda da Esperança o interessado tem que escrever com seu próprio punho uma carta manifestando o desejo de se livrar da dependência química que lhe aflige e em seguida entregar no escritório do Grupo Esperança Viva, que fica localizado na Rua São Sebastião, próximo a Malva Construção.

De acorde com Rômulo Braga, a despesa inicial da internação gira em torno de três salários mínimos, porém, cada jovem dá o que pode ou o que consegue. Nos meses seguintes, a família do interno fica com o compromisso de vender uma cesta de produtos produzida pelos próprios recuperandos, no valor de um salário mínimo, para manter mensalmente a despesa de cada interno.

Para Dom Plínio José, a concretização da Fazenda da Esperança na Diocese representa a realização de um grande projeto. “Estamos felizes, pois daqui bons frutos iremos colher. A esperança é a última que morre e hoje a esperança nasce para muitos jovens que buscam sair de situações difíceis que vivem”, destacou.

Rômulo Braga finalizou agradecendo a todos que contribuíram, desde o que ajudou com 1 real ao que contribuiu com 5 mil reais. “Somos gratos a todos que contribuíram com este brilhante projeto. Espero contar com este apoio para que possamos ampliar ainda mais este projeto”, disse.

 

Comentários