Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Confira a importância da hidratação no BRO-Bró

Publicado em 22/09/2021
Por Redação
FA-IMG-97b40a1d03d9cf990c8b.jpg
FA-IMG-97b40a1d03d9cf990c8b.jpg
Nutricionista Aline Pereira/Reprodução

Por Amanda Mendes/ Estagiária da Uespi

Os piauienses conhecem bem o calor e a expressão BRO-Bró, pois se trata da época mais quente no estado.  A expressão vem da junção das últimas sílabas dos meses mais quentes: setembro, outubro, novembro e dezembro.

O Portal Folha Atual buscou trazer informações sobre a importância da hidratação nos dias mais quentes. A nutricionista Aline Pereira, formada pela UFPI, comentou sobre tais efeitos e os riscos que a falta de hidratação pode causar.

FOLHA ATUAL: Por que é importante se hidratar?

ALINE: O nosso corpo é composto por cerca de 70% de água. Ela está dentro de todas as nossas células, no sangue, cérebro, entre as articulações. Estar hidratado é fundamental para o funcionamento geral do nosso corpo.

FOLHA ATUAL: Quais são os benefícios de beber água?

ALINE: São inúmeros os benefícios: manter a temperatura adequada do nosso corpo, evitar um quadro de desidratação, manutenção dos processos orgânicos.

FOLHA ATUAL: Qual a quantidade certa de água que devemos beber? Com qual frequência?

ALINE: Cada pessoa tem uma quantidade ideal de água a ser tomada, e isso varia de acordo com o peso, sexo e idade de cada um. No geral, recomendamos 35ml por cada kg de peso. É importante não deixar para beber somente quando sentir sede, ou beber grande quantidade de uma só vez, e sim tomar pequenas quantidades ao longo do dia.

FOLHA ATUAL: Como saber se a água que estamos bebendo é suficiente?

ALINE: A cor da urina é um parâmetro fácil de ser observado e ajuda muito a identificar a desidratação, se sua urina estiver com aparência amarelada e escura é sinal de que o corpo precisa de mais água.

FOLHA ATUAL: Por que na época do B-R-O-BRO sentimos mais sede?

ALINE: A época do B-R-O-B-R-O é marcado por dias mais quentes, e nesses dias perdemos mais água pelo suor. Quanto mais quente está o ambiente, mais o corpo transpira, consequentemente, mais água é perdida. As alterações no conteúdo de água são percebidas pelo cérebro, e o hormônio antidiurético (vasopressina) é liberado levando os rins a reterem mais água, o hormônio renina também é liberado pelos rins para produzir angiotensina II, que têm diversas funções, entre elas aumentar a sede. Resumindo, o fato de transpirarmos mais durante os dias quentes, faz com que nosso cérebro entenda que precisamos de mais água, e daí sentimos mais cede.

FOLHA ATUAL: Quais são os alimentos ricos em água?

ALINE: Tem pessoas que não gostam de tomar água, então, é importante que essas pessoas invistam em alimentos e legumes ricos em água como melancia, morango, pêssego, framboesa, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate, cenoura, alface, espinafre, repolho. Esses são alimentos que contém mais de 80% de água em sua composição.

FOLHA ATUAL: Quais problemas a falta de hidratação pode causar?

ALINE: Muitos, como já foi dito, a água desempenha inúmeras funções no nosso corpo, e a falta dela, causa piora da memória e do raciocínio, mal hálito, dificuldade para perder peso, cansaço, dor de cabeça, fadiga, envelhecimento da pele.

Comentários