Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Secretaria de Saúde de Picos realiza atividades em prol da Campanha “Setembro Amarelo”

Publicado em 20/09/2021
Por Redação
FA-IMG-aa6af99bdee29e63db94.jpg
FA-IMG-aa6af99bdee29e63db94.jpg
Divulgação do evento/Reprodução

Por Erika Ravena/ estagiária da UESPI

Desde o início do mês de setembro, a Secretaria de Saúde de Picos, tem realizado ações e atividades em prol da prevenção ao Suicídio. Setembro é o mês dedicado à Campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo refletir, discutir e conscientizar sobre questões relacionadas à prevenção e combate ao suicídio.

No município de Picos, a Solenidade de Abertura da Campanha aconteceu na Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes, na manhã do dia 1º de setembro. Segundo a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) de Picos, Aurelandia Rocha Leal, as atividades acontecerão no decorrer de todo o mês.

“Durante todo o mês estamos realizando nas salas de esperas de atendimento (do CAPS II) palestras educativas, enfatizando a valorização da vida, a importância de procurar os serviços de saúde quando você está doente e a importância de procurar serviços quando está em sofrimento psíquico. Nas Unidades Básicas de Saúde, onde tanto o CAPS II quanto o CAPS AD, nos dividimos enquanto equipe e durante todo o mês estamos indo às Unidades básicas, onde temos trabalhado com a comunidade, enfatizando essa importância dos sinais de alerta em relação à saúde e também trabalhando com os profissionais de saúde sobre o manejo com esses familiares e usuários que estão em sofrimento psíquico”, afirmou.

Além disso, na manhã desta quinta-feira, 9 de setembro, aconteceu um encontro na Câmara Municipal para discutir sobre as possibilidades de ajudar à causa. E na sexta-feira, 10 de setembro (Dia mundial de prevenção ao suicídio), foi realizada uma Oficina terapêutica no CAPS II, às 9h da manhã, com a presença de representantes de toda a Rede de Atenção Psicossocial, para refletir e buscar estratégias de cuidado.

“Devido à pandemia esses sofrimentos aumentaram. Devido ao medo, à ansiedade, ao desemprego, às vezes pessoas que não tem apoio familiar. Então, esses sofrimentos estão cada dia aumentando e implantar um projeto dentro da cidade de Picos é mais do que importante, porque nós não temos um dado específico, mas nós temos em nível de Brasil, que nos últimos anos o suicídio vem aumentando mais e o nosso objetivo é trabalhar esses sinais de alerta dentro da comunidade, nas Unidades Básicas de Saúde principalmente”, ressaltou a coordenadora do CAPS II. A programação continua até o dia 30 desse mês.

 

 

Comentários