Na noite desta quinta - feira (12) o Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, que tantas vezes recebeu importantes partidas de futebol e foi já foi palco de inúmeros shows musicais, apresentou um time de leitores e curiosos, o artista, desta vez, foi o livro. Com uma enorme estrutura montada para receber standes, palco para apresentações musicais, praça de alimentação e um auditório climatizado, o 1º Salipicos certamente passa a fazer parte do calendário cultural da cidade, como prometeu o prefeito Kleber Eulálio.
O público diversificado, formado por estudantes, professores, aldultos e crianças, tiveram oportunidade de conhecer e adquirir livros de segmentos variados e muitos com preço acessível. O 1º Salão do livro de Picos contou na sua primeira noite, a história do homenageado do ano: o escritor Fontes Ibiapina, que passou grande parte da sua vida na região de Picos e através de sua vivência, escreveu diversos livros e se consagrou com um dos principais escritores brasileiros.
Eneas Barros, que é escritor, formado em Economia pela UFPI e Jornalismo e Marketing pela Universidade Nebraska - Lincoln - EUA, especialista em Planejamento e Administração do Turismo e neto de Fontes Ipiabina, falou ao público sobre a trajetória do escritor piauiense.
Eneas Barros
Veja aqui todas as imagens da noite.
O prefeito Kleber Eulálio afirmou que o evento superou as expectativas da organização: "temos um público importante, palestrantes conhecidos nacionalmente, vamos lançar livros de escritores picoenses, então é um evento que certamente passa a fazer parte do calendário cultural de Picos", disse. A tão comentada estrutura do evento chamou a atenção até do prefeito: "Eu não estava querendo nem citar os parceiros, mas grande parte desta estrutura foi proporcionada pelo Sebrae, pela parceria que foi firmada conosco e contribuiu decisivamente para o sucesso deste evento. Isso não foi trabalho de uma única pessoa ou de uma única instituição, aqui é um exemplo de que a união vence obstáculos".
Kleber Eulálio
O presidente da Fundação Quixote, o professor valenciano Kássio Gomes disse que se sente feliz pela forma como o evento foi organizado e que muito será levado como aprendizado para a realização das próximas edições do Salipi. "O Salipicos já nasce grande, isso serve como inspiração para a organização de outros eventos desta natureza", disse.
Kássio Gomes
De acordo com o secretário de educação de Picos, Walmir Lima, o caminho para a mudança só é possível através da educação. Cerca de 30 standes foram disponibilizados para a apresentação e comercialização de livros e revistas, além da praça de alimentação. Nove livrarias participam do 1º Salipicos e 15 escritores farão o lançamento de seus livros.
Walmir Lima
Na primeira noite de Salipicos, o palco musical recebeu a cantora Emmanuelly Brandão e o cantor oeirense Vavá Ribeiro.
Veja o que acontecerá no Bate-Papo literário de hoje (12):
08h- Lançamento do Livro “Água Potável – Um Tesouro Para o Mundo”.
Autora: Gabriela Almondes Luz
MEDIADOR: Douglas Nunes
9h:30min Lançamento do livro O rapto da mãe natureza
Autor: José Mario Fernandes Mattos
Mediador: Júlio César de Moura Luz.
14h- Lançamento do livro Enoe, um anjo habitou entre nós
Autor: Douglas Nunes
Mediador: Luís Egito.
16h- Lançamento do livro Sorria enquanto é tempo (Crônica)
Autor: Francisco de Assis Sousa
Mediador: Vanessa Pinheiro
Para acompanhar a programação completa acesse a página da Secretaria Municipal de Educação no Facebook.