Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Br - O - BRO: Temperatura sobe e umidade relativa do ar cai

Publicado em 29/08/2013
Por Marta Soares
28071f08761582cc67d9b24d922a.jpg
28071f08761582cc67d9b24d922a.jpg
Eugênio Lopes/Erivan Costa

A meteorologia confirma o que já era esperado com a chegada do mês de setembro - início do conhecido BR - O - BRO. De acordo com o técnico em meteorologia de Picos e coordenador do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, Eugênio Lopes, a tendência é a de que a partir de agora as temperaturas se elevem e a umidade relativa do ar tenha uma queda brusca.

"Nós já estamos convivendo, em dias alternados, com temperaturas de 38° durante a tarde e a umidade do ar está em torno de 20% e 30%, o que já representa um estado de atenção. Mas já aconteceu dela cair para apenas 12% e isso é estado de emergência", diz Eugênio. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o nível satisfatório seria de no mínimo 60%. Nos próximos meses, a meteorologia prevê temperaturas de 40° com sensação térmica muito superior, perto dos 43°.

O Corpo de Bombeiros de Picos já registrou aumento no número de queimadas. O Folha Atual teve acesso a números que mostram o considerável aumento: entre janeiro de julho de 2013 foram registradas entre 4 e 13 ocorrências de fogo no mato ou em terreno baldio. Já durante o mês de agosto, que antecedeu o período do BR - O - BRO, o número subiu para 38 ocorrências. 

Aquece venda de centrais e climatizadores
Com a chegada do "Br-o-bró" - nome que se dá aos meses mais quentes do ano e que terminam com "Bro", de setembro a dezembro - é esperado também o aumento no consumo de energia e das vendas de produtos que amenizam o calor, como ventiladores, centrais de ar, climatizadores e umidificadores de ar.

De acordo com o gerente da loja Armazém Paraíba de Picos, Valderi Monteiro, a venda destes produtos chega a triplicar neste período do ano: "dependendo da quantidade de unidades que os fabricantes liberam, a venda de produtos desta natureza triplicam com a chegada de setembro, onde sabe - se que é o período mais quente do ano", disse.

Na nossa região, onde a temperatura sobe e a umidade relativa do ar desce, um item que está chamando a atenção do consumidor, principalmente daquele que ainda não pode adquirir uma central de ar, são os climatizadores. Estes produtos custam entre R$ 300,00 e R$ 500,00, a depender da marca, modelo e funções. Sua principal função é climatizar o ambiente através da circulação do ar e da evaporação da água, ajudando a amenizar o calor e a umidificar o ar.

Comentários