Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Violência contra mulher é crescente em Picos

Publicado em 09/07/2021
Por Redação
FA-IMG-932b4d0b3ddb24d0f46d.jpg
FA-IMG-932b4d0b3ddb24d0f46d.jpg
Violência contra a Mulher/Reprodução

Os casos de Violência contra a Mulher continuam crescentes em Picos, sobretudo nesse período de pandemia, onde os agressores (em sua maioria companheiros) tendem a ficar mais tempo próximo das vítimas. No último sábado (03 de julho) um caso de Feminicídio foi registrado no município, despertando maior alerta para a problemática social.

Joana de Sousa Lima, 42 anos, entrou para as estatísticas de mulheres assassinadas. O crime ocorreu no bairro Parque de Exposição, onde a residência que morava com seu atual cônjuge foi invadida pelo ex-companheiro que lhe desferiu vários golpes de faca.

A nossa reportagem entrevistou a coordenadora da Mulher, Kamilla Karolline de Moura Santos Luz. A mesma explicou que o órgão municipal tem atuado na prevenção e conscientizado o público feminino local sobre esse tipo de violência.

“Em contato com a Delegacia da Mulher percebemos que a demanda é muito grande, devido o número de ocorrências. A violência é crescente sobretudo nesse período de pandemia. Diante desta realidade atuamos na prevenção e conscientização das mulheres, recebemos ligações de vítimas e estamos aqui para auxiliar e realizar os devidos encaminhamentos”, pontuou a coordenadora.

Kamilla Luz ainda pontuou que muitas mulheres deixam de denunciar os agressores, seja em virtude da falta de compreensão sobre o crime e/ou pelos trâmites burocráticos que o processo envolve.

“Muitas vítimas deixam de denunciar, por isso trabalhamos a conscientização, muitas não tem compreensão dos seus direitos. Explicamos a Lei, as mulheres precisam entender que a violência física, psicológica, não é aceitável, é crime, é importante provocar essa reflexão. Aqui na Coordenadoria estamos sempre solícitos para acolher e direcionar possíveis vítimas”, frisou.

Um recente projeto que a Coordenadoria da Mulher tem articulado é a instalação da Casa da Mulher Brasileira na cidade de Picos. A Casa integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres.

Como ter acesso à Coordenadoria da Mulher?

Para as mulheres que  são vítimas de violência doméstica ou buscam maiores informações sobre políticas públicas para o setor, a Coordenadoria da Mulher de Picos disponibiliza o contato (89) 9 9440-7047.

Comentários