Com a participação dos alunos das escolas municipais e estadual, além de membros da atual administração municipal, a população de Vera Mendes comemorou sábado, 07 de setembro, o 191º aniversário de Independência do Brasil. Um grande e organizado desfile marcou a parada cívica no município. Crianças, adolescentes, jovens e idosos saíram às ruas em um verdadeiro sinal de patriotismo.
Logo às 08h00, foi realizado em frente à Prefeitura Municipal o momento cívico com o hasteamento das bandeiras. O prefeito Milton Oliveira, juntamente com a primeira-dama Gardênia Oliveira, a vice-prefeita Dourinha, vereadores e secretários municipais, assistiu toda apresentação cívica realizada pelos alunos e demais filhos de Vera Mendes.
O pelotão de porta-bandeiras abriu o desfile cívico. Em seguida a Secretaria de Educação foi representada pelos alunos da Escola Municipal Maria Vitória que apresentou o tema “Jardim dos Sonhos”. A Escola Municipal Professor João Vera apresentou o tema “Floresta”, onde enfocou a Amazônia, a Fauna, as Queimadas e o Reflorestamento.
Alunos da Escola Municipal José Antônio da Vera fizeram menção ao lixo, destacando em seus pelotões a importância da reciclagem, da coleta seletiva e da preservação do meio ambiente e do planeta. Já os alunos do Ginásio Municipal dos turnos manhã e tarde apresentaram o tema: Poluição. Na ocasião enfatizaram a poluição sonora, do solo, da atmosfera e seus efeitos para a sociedade.
Os alunos da Escola Estadual João Antônio da Vera enfocaram o tema “Planeta Terra”. Durante o desfile alunas apresentaram uma coreografia de uma música que falava do futuro do planeta. Participaram ainda do desfile, os alunos das escolas municipais da zona rural do município.
A secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência (CRAS) foram representadas pelas crianças, adolescentes e idosos atendidos pelos diversos programas existentes no município, além de membros do Conselho Tutelar. O tema abordado foi “O CRAS em defesa do meio ambiente” e o lema “Água essência da vida”.
Já a Secretaria Municipal de Saúde enfocou a importância de uma alimentação saudável, as práticas de exercício e a prevenção. Alunos apresentaram vários elementos para uma alimentação saudável. No tocante as práticas de exercício foi apresentando diversas formas como a caminhada, o futebol e o ciclismo. Sobre a prevenção, a equipe da Saúde da Família fez parte do desfile.
Fizeram ainda parte do desfile, pessoas assistidas pelo Programa Brasil Alfabetizado, representantes dos apicultores do município, além dos vaqueiros montados em seus cavalos, representando assim, o bravo homem da caatinga.
“Foi um momento muito importante para nosso município. Não poderia deixar de lembrar esta importante data da Independência do Brasil. Pretendo nos próximos anos realizar um evento maior ainda e cada vez mais organizado”, destacou Milton Oliveira. Já a primeira-dama, Gardênia Oliveira, agradeceu aos que ajudaram na organização do evento. “Aproveito para agradecer a toda equipe organizadora e também para parabenizar os filhos de Vera Mendes pelo brilhante desfile”, finalizou.