O Poder Público de Ipiranga do Piauí realizou no município a III Conferência das Cidades, onde contou com a presença do prefeito médico José Santos Rego (Dr. Zé Maria), do vice-prefeito Elvis Ramos, dos Sscretários Zé de Joel (obras), Maria Bernadete Rego (Asistência Social e primeira-dama), Lecy Ramos (educação), Derisvaldo Xavier (cultura), membros da Sociedade Civil Organizada (Igrejas, Associações), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipiranga, do Conselho Tutelar e representantes da Câmara de Vereadores (Vereador João Batista, Marcinho,Waldson Filho, João Fontes e Irmão Fernando).
A palestrante foi Lucineide Pinheiro diretora Geral da Capta Assessoria e Consultoria em conjunto com Erinalda Feitosa Professora da UESPI e Assessora Parlamentar da deputada federal Iracema Portella.
As conferências das cidades são realizadas desde a promulgação da Constituinte de 1988 e tornou-se o encontro do Poder Público e a sociedade civil organizada na busca de compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas e de sua implementação fazendo parte da democracia participativa.
Muitos temas são tratados durante a conferência podemos citar os principais: Ocupação de Risco; Saneamento Ambiental; Regularização Fundiária; Conflito Fundiário; Urbanização; Acesso á moradia e Mobilidade Urbana.
O Secretário Zé de Joel abriu a conferência falando da importância da conferência e dos avanços já alcançados através delas.
O vice-prefeito Elvis Ramos na sua fala ressaltou também sobre o desenvolvimento trazidos pelas conferências e da importância da presença da sociedade civil organizada que estavam em grande número no evento.
O prefeito José Maria aproveitou para falar de algumas ações que já estão em andamento em Ipiranga do Piauí com a construção da Unidade básica de Saúde do Bairro Boa Vista. O gestor pediu também empenho dos secretários municipais e disse que vai continuar cobrando uma administração atuante de todos os que fazem parte de sua administração.
O tema da conferência realizada foi ¨Quem Muda a Cidade Somos Nós, Reforma Urbana Já!¨ Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para discussão sobre as políticas públicas desenvolvidas no município.