Domingo, 06 de Outubro de 2024

CMDI de Itainópolis promove mobilização em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Publicado em 20/06/2021
Por Edson Costa
FA-IMG-7c22f5ea160bbc0d3959.jpg
FA-IMG-7c22f5ea160bbc0d3959.jpg
Representantes do Conselho estiveram envolvidas na ação/Divulgação

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) do município de Itainópolis realizou na manhã da última terça-feira, dia 15 de junho, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma mobilização através da colagem de cartazes informativos em pontos estratégicos da cidade.

Nos cartazes foram apresentados temas relacionados aos cuidados que devem ser tomados junto aos idosos, como por exemplo, prioridade dos idosos nas filas, e como fazer a denúncia da Violência quando houver, entre outras informações.

A ação foi realizada por alguns membros de conselho, dentro os quais, Elizanne Coelho (presidente do CMDI), Regia Mônica (Vice-Presidente do CMDI) e Vanessa Ibiapino (Secretaria Executiva do CMDI).

“Está é uma data importante para que o assunto esteja em evidência pois, devido estarmos vivenciando um contexto de pandemia, os idosos tendem a ficarem a maior parte do tempo em suas residências. Portanto, é necessário despertar cada vez mais na sociedade o respeito para com os idosos e também a busca pela denúncia quando os direitos deles estiverem sendo violados”, disse a presidente do Conselho, Elizanne Coelho.

Elizanne Coelho, presidente do Conselho

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa, e o dia 15 foi escolhido para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A data foi criada em 2006, pela Organização das Nações Unidos(ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa(INPES), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa. “É o período de maior reflexão para que juntos possamos vencer este grande mal que vem assolando os idosos, o aumento expressivo do número de denúncias desde o ano de 2020 com o início da crise sanitária”, destacou Elizanne Coelho.

O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período.

Após a colagem dos cartazes, ainda no período da manhã a Presidente e Secretaria do CMDI participaram de momento na rádio local onde abordaram sobre o Conselho do Idoso, destacando sua importância, funcionamento e localização para os ouvintes, assim como, expuseram sobre o Estatuto do Idoso, trazendo sobre relevância, destacando os principais artigos no que tange as violências contra o idoso, com ênfase nas penalidades.

“Através do rádio buscamos ampliar a divulgação das informações para a zona urbana e rural do município sobre o assunto”, disse a presidente do conselho.

O Conselho Municipal do Idoso conta com o total apoio da Prefeitura Municipal de Itainópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como objetivo principal zelar pelo bem estar físico e emocional dos idosos do nosso município.

 

Comentários