Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Picoenses acompanham mais um Desfile de 7 de Setembro

Publicado em 25/08/2013
Por Jailson Dias
65a3529a1b87df7a476cb2efde63.jpg
65a3529a1b87df7a476cb2efde63.jpg
População acompanha 7 de Setembro /Jailson Dias

Mesmo debaixo do forte sol deste sábado a população picoense acompanhou mais um desfile de 7 de Setembro. A solenidade de comemoração do 191° aniversário de Independência do Brasil, o primeiro sob a gestão Kleber Eulálio (PMDB), foi marcado pela repetição do que tradicionalmente acontece nos anos anteriores. Os diversos grupos e pelotões marcharam para uma multidão distribuída entre as calçadas e arquibancadas montadas na Avenida Nossa Senhora de Fátima e Rua Coronel Francisco Santos.

A abertura aconteceu em frente ao Museu Ozildo Albano, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e Picos, pelos comandantes do 3° BEC, coronel Ivan Carlos Soares de Oliveira, e o comandante do 4° BPM, tenente-coronel Wagner Torres, além do prefeito Kleber Eulálio. Em seguida os três passaram em revista às tropas em um carro aberto.

Por volta das 8h00 a Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE) fez a abertura do desfile, seguida pela Secretaria Esporte, Lazer e Cultura, Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Coordenadoria Municipal da Juventude, Secretaria de Saúde. Esta contou com a participação da titular da pasta, Ana Eulálio, e de uma exibição do SAMU, sobre como são realizados os atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito.

A Secretaria de Educação passou em seguida, com dezenas de escolas e programas desenvolvidos nestas. O titular da pasta, vice-prefeito Pe. Walmir Lima, acompanhou a tudo do palanque 1, destinado as autoridades de primeiro escalão. Houve até demonstrações de Taekwondo em frente ao palanque principal. A tradicional “Fanfarra” arrancou muitos aplausos com a sincronia de sua música e a organização da farda ao estilo militar.

Desencontros à parte a maçonaria foi a próxima, seguida pelas “Irmãs Samaritanas”, e pela Ordem Demolay, constituída por garotos parentes de membros da Maçonaria.

O “Grito dos Excluídos” não causou nenhum constrangimento às autoridades, como algumas temiam. Passaram rapidamente com faixas e cartazes com inúmeras críticas e solicitações, inclusive dos moradores dos povoados de Val Paraíso, Bugi dos Almondes e Morrinhos, protestando contra a transferência do aterro sanitário para as imediações desses povoados.

O pároco da Paróquia de São Francisco, sediada no bairro Junco, Pe. Flávio, que tem se desentendido com Kleber Eulálio através da imprensa, também desfilou.

Os momentos finais foram dedicados às instituições militares: Exército brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Todos bastante aplaudidos. O encerramento ficou por conta das motocicletas e vaqueiros.

Para o prefeito Kleber Eulálio o desfile atingiu o “objetivo” para o qual foi proposto, frisando que os “excluídos” não foram “excluídos”, mais incluídos. Para o prefeito isso demonstra a efetivação da democracia. “É uma forma de respeito a independência onde cada um tem o direito de participar", comentou.

Comentários