Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Educação de Picos lança Programa Busca Ativa Escolar

Publicado em 30/05/2021
Por Redação
FA-IMG-bde4120757a21da157a5.jpg
FA-IMG-bde4120757a21da157a5.jpg
Lançamento Programa Busca Ativa Escolar/Jaqueline Figueredo

A Prefeitura de Picos através da Secretaria Municipal de Educação lançou na manhã desta quarta-feira (26 de maio) durante reunião na Câmara Municipal o Programa Busca Ativa Escolar.

O momento contou com a participação de gestores escolares, agentes comunitários de Saúde, conselheiros tutelares, colaboradores da Secretaria de Assistência Social, além da presença do secretariado municipal Aldo Gil (Saúde), Noêmia Marques (Educação), Xandu Néri (Governo), dos vereadores Gilson Nunes (PTB), Maté (Progressistas), Pedro Pio (Progressistas), Irmão Zé Luís (MDB), além de demais representações da sociedade civil organizada.

O Programa Busca Ativa Escolar (BAE) - uma iniciativa para que o direito à educação de crianças e adolescentes seja garantido - colabora com as equipes municipais na execução de estratégias para evitar a exclusão de meninas e meninos da escola, principalmente neste momento de dificuldades e incertezas, provocadas pela pandemia.

A coordenadora operacional do Programa Busca Ativa Escolar, Inês Costa, explica como o mesmo está sendo desenvolvido no município de Picos

"Esse momento é o lançamento e a oficialização do Programa Busca Ativa Escolar no município de Picos, visto que iniciativa está acontecendo desde o mês de fevereiro quando as aulas foram iniciadas através dos gestores escolares. Formamos o Comitê Gestor para ter acompanhamento nas busca ativa das comunidades escolares", disse a coordenadora.

Coordenadora Inês Costa

Inês Costa ainda destaca que os desafios enfrentados no âmbito escolar com a pandemia são críticos e reforça a importância da busca ativa escolar frente a esta realidade.

"Os desafios enfrentados por alunos e professores nesse período de pandemia têm sido muito preocupante para a gestão atual. A pandemia tem causado um impacto negativo no ensino-aprendizado de nossas crianças. Nós enquanto Secretaria de Educação nos preocupamos com essa realidade, por isso estamos mobilizando a comunidade com ajuda dos parceiros para verificar se as crianças estão realmente frequentando as aulas remotas. A partir disso é feito diagnóstico e buscamos mecanismos para que ele retorne “, frisou Inês Costa.

A secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques, reforçou a importância do projeto para a educação picoense.

"A grande importância desse projeto é que ele busca incluir todas as crianças na escola. Trazer as crianças que não estão matriculadas, trazer as crianças que estão matriculadas, mas que por algum motivo não estejam frequentando as aulas. É um programa muito importante do Governo Federal que mobiliza toda a sociedade civil organizada”, concluiu.

Secretária de Educação Noêmia Marques

O município de Picos até abril de 2021 conta com quase 9.000 alunos matriculados na rede municipal.

Comentários