Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

PICOS: CIEM será local referencial para aplicação de doses da vacina Pfizer em Picos

Publicado em 29/05/2021
Por Redação
FA-IMG-a8c52e9fd9dedf8ccf20.jpg
FA-IMG-a8c52e9fd9dedf8ccf20.jpg
CIEM de Picos/Reprodução

Em entrevista ao Folha Atual na manhã desta quarta-feira (26 de maio) o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, informou que o município está se preparando para receber as primeiras doses da vacina contra Covid-19 do fabricante Pfizer. O local referencial para aplicação e que atende aos requisitos orientados é o Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), localizado na Rua Projetada, n° 338, Catavento.

"Foi mandando ofício para o município de Picos para saber se a cidade queria aderir a vacinação com a Pfizer e devido a atual situação de pandemia, comércio parado, economia estagnada, muitas pessoas adoecendo, lotando os hospitais resolvemos aderir a esta vacina. A Pfizer é diferente das outras vacinas, tem vários requisitos que o município precisa se adequar para estar administrando as doses. Nossa equipe de imunização foi a Teresina para treinamento, onde foi ministrada as medidas que Picos teria de adotar. A vacina não pode ser aplicada em qualquer local, precisa ser refrigerado, tem que ter serviços de Urgência e Emergência no local, o médico precisa compor a equipe e ter aparelhos de primeiros socorros caso o paciente venha ter alguma reação", explicou o secretário Aldo Gil.

Secretário de Sáude Aldo Gil - Foto: ASCOM

O gestor em Saúde explicou ainda que não há um cronograma fixo para início da vacina. O município de Picos após adesão aguarda novas orientações do Ministério da Saúde e Sesapi e segue planejando a logística local para imunização com a Pfizer. As doses deverão ser destinadas de forma gradativa, reforçando o atual cronograma de vacinação. Para o Brasil serão destinadas 100 milhões de doses.

Equipe de imunização realizando visita técnica a Sesapi para administração de doses da Pfizer

Avaliação

Sobre os desafios enfrentados ao longo da vacinação contra Covid-19 em Picos, Aldo Gil pontuou que os profissionais tem se doado ao trabalho buscando acertar, o que vem surtindo efeitos com a rápida imunização do público prioritário. 

"Vamos continuar acertando. A imunização em Picos está se dando de modo tranquilo, muito eficaz, praticamente não há vacina de primeira dose e tudo que chega já é administrado. A imunização está sendo bem divulgada, a população está comparecendo. O que nós temos ainda é a segunda dose que ainda não chegou-se ao prazo para aplicação. Estamos obedecendo todas as orientações, a vacinação normalizou com os DrivesThru que é muito rápido, diminuiu-se as filas de espera e se precisar temos condições de abrir mais pontos de vacinação nesta modalidade", concluiu Aldo Gil.

Condições especiais

As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ainda em 2020, a empresa informou ter desenvolvido uma embalagem especial com temperatura controlada que usa gelo seco para manter a condição de armazenamento recomendada.

Ao chegarem às salas de vacinação, as doses serão mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Comentários