Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Representantes de instituições se reúnem para discutir problemas enfrentados com entregadores de delivery em Picos

Publicado em 22/05/2021
Por Redação
FA-IMG-f91b2502c8992ce0016d.jpg
FA-IMG-f91b2502c8992ce0016d.jpg
Reunião foi realizada no gabinete da presidência da Câmara Municipal/Folha Atual

Na manhã desta quinta-feira (20 de maio) foi realizada uma reunião envolvendo diversas instituições e representantes da sociedade civil organizada para discutir os problemas enfrentados com os entregadores de delivery que atuam na cidade de Picos. A iniciativa foi uma provocativa da Câmara Municipal através do presidente, Francisco das Chagas, o Chaguinha.

Estiveram presentes na reunião representantes das Secretarias de Meio Ambiente, de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), Associação Comercial de Picos, 4º Batalhão de Polícia Militar, Ministério Público, Procuradoria do município, além dos vereadores Gilson Nunes (PTB), Valdivia Santos (PT), Filomeno Portela (Progressistas), Pedro Pio (Progressistas), Zé Luís (MDB).

O presidente da Câmara de Picos, vereador Chaguinha, explicou que a inicitiva da reunião busca a adoção de medidas que solucionem os problemas enfrentados com os entregadores de delivery e que garantam mais segurança para os picoenses.

"Essa reunião foi proposta pela gente para que pudessemos discutir o problema dos delivery em Picos que tem gerado muito desconforto na sociedade com acidentes, problema sonoro com a alteração dos canos de descarga. Estivemos discutindo e buscando ações para solucionar esse problema para que a sociedade não venha mais sofrer com o que vem sofrendo. A reunião foi proveitosa, onde chegamos a entendimentos e se houver necessidade a Câmara Municipal está à disposição para criar leis mais rígidas para coibir a ação dos deliverys que não estejam regularizados", pontuou o presidente.

Vereador Chaguinha (Foto: Pedro Neto)

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Major Felipe, frisou que a instituição policial vai atuar orientando e promovendo fiscalizações no trânsito para coibir as atuais irregularidades cometidas pela categoria.

"Parabenizamos a iniciativa do poder público  em estar combriados conosco na questão da fiscalização, muito embora estamos fiscalizando dentro das nossas limitações e acumulações de outras discalização como de aglomeração de pessoas e das nossas atividades normais de combate a criminalidade. Quando outras intituições também são convocadas, onde rachamos as responsabilidade fica mais fácil desenvolver o trabalho. Vamos trabalhar em cima da renovação com o convênio da PM e município para darmos suporte nas fiscalizações do trânsito. A partir de um prazo razoável estaremos com operações focadas somente na área de trânsito e com certeza através da orientação e fiscalização estaremos resolvendo esse problema", disse o comandante.

Major Felipe - Foto: Pedro Neto

O promotor da 7ª Promotoria do Meio Ambiente, Saúde e do Consumidor do Ministério Público, Paulo Maurício, destacou que o órgão fornecerá todo o suporte em prol de medidas que favoreçam a proteção da sociedade.

"O Ministério Público aqui no Estado do Piauí sempre foi protagonista das políticas públicas em torno do trânsito que está direcionado a proteção da vida, saúde das pessoas. Assim, o Ministério Público tem como objetivo atuar pela saúde da coletividade. Com a pandemia, o serviço de delivery se expandiu e é um ponto que precisa ser regulamentado para fins de fiscalização preventiva dessa categoria, principalmente em razão dos acontecimentos que tem sido reportados no município de Picos. Vejo que a sociedade civil está enganjada, os empresários representados na reunião parece que entenderam a problemática e necessidade de fiscalização para garantir a segurança da população", enfatizou. 

O presidente da CDL de Picos, Valdir Sales, destacou que o órgão vai promover uma reunião com os empresários para orientar sobre a prática do serviço de delivery.

"A CDL está muito preocupada com isso porque há muitos empresários envolvidos nesse movimento de delivery. Existem muitas reclamações, sobre excesso de velocidade, poluição sonora. Diante da reunião vamos convocar as instiuições para um encontro com a classe empresarial para que possamos informá-los sobre a necessidade de regularizar este tipo de serviço para que nenhum empresário possa sofrer penalidades diante das irregularidades cometidas pelo trabalhador", concluiu.

Valdir Sales - presidente da CDL

Deliberações da reunião

Ao final da reunião, ficaram acordadas algumas deliberações, são elas:

Secretaria de Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana fará o cadastramento dos entregadores de delivery

Associação Comercial e CDL se reunião com a classe empresarial para os trabalhadores dessa categoria atuem de forma regularizada, para que o empregador não seja responsabilizado pelo cometimento de irregularidades durante o trânsito, utilizem EPI's, subtituam os canos de descarga

 

 

Comentários