Sábado, 19 de Abril de 2025

Paulistana comemora 300 anos do nascimento de Valério Coelho

Publicado em 23/08/2013
Por Edson Costa
1b2bc39c6d899d6f6b28420a6478.jpg
1b2bc39c6d899d6f6b28420a6478.jpg
Prefeito Didiu foi um dos homenageados com a medalha Valério Coelho/Edson Costa

 

Com a presença de autoridades, dentre elas, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB); o governador Wilson Martins (ambos descendentes do homenageado); deputado federal Paes Landim (PTB-PI); o desembargador Edvaldo Moura; deputados estaduais; secretários de governo; o prefeito de Paulistana Gilberto José de Melo (Didiu); a primeira-dama Raimunda Melo; prefeitos da região e vários descendentes do homenageado, foi comemorado no de 1º de setembro, no município de Paulistana, os 300 anos do nascimento do “patriarca do sertão” Valério Coelho Rodrigues. O evento foi uma idealização do Cel. José Carmoberto e organização de Cosme Cavalcanti, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado.

No início da manhã foi aberta a exposição do museu “Chico do Caboclo” no Salão Paroquial. Logo após, foi celebrada uma missa em ação de graças, presidida pelo bispo emérito de Floriano, Dom Augusto Alves da Rocha e concelebrada por vários padres da Diocese. Em seguida, o governador Wilson Martins e demais autoridades fizeram o lançamento da Pedra Fundamental das obras de construção do Memorial Valério Coelho Rodrigues, que será erguido na Praça da Matriz.

CONFIRA IMAGENS!

Em um palanque montado ao lado da Igreja foi realizada a solenidade oficial do evento. Por meio do decreto Nº 15.311, de 19 de agosto de 2013, foi instituída a “Ordem Estadual Valério Coelho Rodrigues”. Durante a solenidade houve ainda o lançamento do selo personalizado Valério Coelho, onde será utilizado nas correspondências dos Correios no Piauí.

Foi criado também honraria através do Governo do Estado. Na ocasião, familiares, organizadores e descendentes de Valério Coelho foram agraciados com a medalha de honraria. “Estou muito feliz em participar deste evento que lembra os 300 anos do nascimento de Valério Coelho. Constituímos uma medalha com seu nome em homenagem a este brilhante homem que deixou um legado de que através do trabalho tudo é possível”, destacou o governador.

Já o prefeito Didiu lembrou que quando foi procurado pela comissão organizadora do evento apoiou completamente. “Prontifiquei-me em contribuir e participar deste evento que lembra os trezentos anos de Valério Coelho, fundador de Paulistana. Quero reafirmar que tudo que for para o bem de Paulistana podem contar com o meu apoio”, finalizou o prefeito.

Obras autorizadas pelo governador

O governador Wilson Martins aproveitou a visita em Paulistana e deu ordem de serviços para várias ações no município, dentre elas, construção de pavimentação asfáltica do trecho que liga a BR 407 e o povoado Tigre; abertura de processos licitatórios para asfalto em ruas da cidade, construção do Memorial Valério Coelho e para construção de uma Praça de Esporte e Cultura. Por meio do Programa “Educação Digital” 175 tablets foi entregue para professores da rede municipal de ensino.

 

 

Comentários