Com a presença de autoridades, dentre elas, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB); o governador Wilson Martins (ambos descendentes do homenageado); deputado federal Paes Landim (PTB-PI); o desembargador Edvaldo Moura; deputados estaduais; secretários de governo; o prefeito de Paulistana Gilberto José de Melo (Didiu); a primeira-dama Raimunda Melo; prefeitos da região e vários descendentes do homenageado, foi comemorado no de 1º de setembro, no município de Paulistana, os 300 anos do nascimento do “patriarca do sertão” Valério Coelho Rodrigues. O evento foi uma idealização do Cel. José Carmoberto e organização de Cosme Cavalcanti, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado.
No início da manhã foi aberta a exposição do museu “Chico do Caboclo” no Salão Paroquial. Logo após, foi celebrada uma missa em ação de graças, presidida pelo bispo emérito de Floriano, Dom Augusto Alves da Rocha e concelebrada por vários padres da Diocese. Em seguida, o governador Wilson Martins e demais autoridades fizeram o lançamento da Pedra Fundamental das obras de construção do Memorial Valério Coelho Rodrigues, que será erguido na Praça da Matriz.
Em um palanque montado ao lado da Igreja foi realizada a solenidade oficial do evento. Por meio do decreto Nº 15.311, de 19 de agosto de 2013, foi instituída a “Ordem Estadual Valério Coelho Rodrigues”. Durante a solenidade houve ainda o lançamento do selo personalizado Valério Coelho, onde será utilizado nas correspondências dos Correios no Piauí.
Foi criado também honraria através do Governo do Estado. Na ocasião, familiares, organizadores e descendentes de Valério Coelho foram agraciados com a medalha de honraria. “Estou muito feliz em participar deste evento que lembra os 300 anos do nascimento de Valério Coelho. Constituímos uma medalha com seu nome em homenagem a este brilhante homem que deixou um legado de que através do trabalho tudo é possível”, destacou o governador.
Já o prefeito Didiu lembrou que quando foi procurado pela comissão organizadora do evento apoiou completamente. “Prontifiquei-me em contribuir e participar deste evento que lembra os trezentos anos de Valério Coelho, fundador de Paulistana. Quero reafirmar que tudo que for para o bem de Paulistana podem contar com o meu apoio”, finalizou o prefeito.
Obras autorizadas pelo governador
O governador Wilson Martins aproveitou a visita em Paulistana e deu ordem de serviços para várias ações no município, dentre elas, construção de pavimentação asfáltica do trecho que liga a BR 407 e o povoado Tigre; abertura de processos licitatórios para asfalto em ruas da cidade, construção do Memorial Valério Coelho e para construção de uma Praça de Esporte e Cultura. Por meio do Programa “Educação Digital” 175 tablets foi entregue para professores da rede municipal de ensino.