Em busca de uma dose de esperança - Vacina contra a Covid-19 - dezenas de picoenses se aglomeraram na noite desta segunda-feira (22) e manhã desta terça-feira (23) em filas para conseguir ter acesso a imunização contra o novo vírus.
Nesta etapa serão imunizados idosos na faixa etária de 75 à 79 anos. Os postos de vacinação referenciais são a Escola Técnica Petrônio Portela (PREMEM), no bairro Canto da Várzea e Mário Martins, no bairro Junco.
“É um momento difícil, mas necessário porque sabemos que as vacinas são limitadas no Brasil”
O picoense, Aristeu Hilário de Sousa, 48 anos, foi a primeira pessoa a chegar na Escola Mário Martins, ainda por volta das 19h de ontem. Ele reforça que a situação tem se tornado desgastante devido à falta de vacinas em todo o país, porém para garantir a imunização da sua mãe de 78 anos ele faz todo esforço.
“Eu considero esse momento difícil, mas necessário. Porque a gente sabe que as vacinas no Brasil estão limitadas e temos que correr atrás porque estes idosos que cuidaram da gente merecem muito. É desgastante e ao mesmo tempo gratificante ao ver elas vacinadas para vê-las vacinadas”, disse Aristeu Hilário de Sousa.

Filas durante o período noturno
O aposentado, Antônio do Carmo, 76 anos, foi um dos idosos que passara a noite na fila aguardando a distribuição de senha para acesso à vacina. Ele destaca que para receber a vacina é necessário permanecer na fila.
“Tudo isso é muito desgastante, passar a noite todinha esperando para o dia seguinte tomar a vacina é desgastante, mas o jeito é ficar. Vou passar a noite aqui”, frisou o aposentado.
Na manhã desta terça-feira (23) ocorreram tumultos durante a distribuição de senhas que foi iniciada às 7h da manhã com quantidade determinada.

Vacinação no PREMEM
Por meio de nota oficial, a Secretaria de Saúde de Picos lamenta o fato ocorrido e destaca que buscará adotar nova logística para que o problema das filas seja contornado, garantindo que os idosos tenha acesso a vacina de forma digna.
A SMS de Picos vem a público lamentar o fato de que pessoas estiveram desde ontem à noite em filas nos postos de vacinação esperando uma senha que só seria distribuída pela manhã, dentro do horário determinado pelo cronograma da Coordenação de Imunização de Picos. Reiteramos que a quantidade de doses está sendo determinada e enviada pelo Ministério da Saúde, e está sendo insuficiente para suprir a demanda de cada faixa prioritária, também determinada pelo MS e baseada em dados defasados de um censo de vários anos atrás. Compreendemos a preocupação da população e somos solidários neste momento. Mas não nos resta outro caminho senão respeitar as determinações dos órgãos federais e estaduais e pedir que sigam o cronograma destinado aos postos, chegando o mais cedo possível, mas sem a necessidade de passar a noite em filas que geram aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que nossa imunização quer prevenir.
Estamos estudando um meio que contemple essa situação da melhor forma possível, mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas. Estamos trabalhando incessantemente para conseguir imunizar toda a população Picoense, por isso somos uma das poucas cidades do Piauí e do Brasil que aderiram ao consórcio de vacinas, para estarmos prontos para adquirir o imunizante para todos os picoenses assim que for liberado para compra.
Nosso compromisso é com a saúde do nosso povo. E seguimos decididos a vencer essa crise de saúde com a solidariedade e compreensão de todos.
FOTOS: JOSIMAR SANTANA/ANTÔNIO ROCHA
CCOM – PMP / SMS