Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Ex-ministro dos Transportes, João Henrique, comenta atuação dos deputados federais

Publicado em 18/08/2013
Por Jailson Dias
b5a3aeb1d3fab84005b777cd2236.jpg
b5a3aeb1d3fab84005b777cd2236.jpg
João Henrique defende atuação da banda de deputados federais/Jailson Dias

O ex-ministro dos Transportes do segundo governo Fernando Henrique Cardoso, João Henrique de Almeida Sousa, está na cidade de Picos para participar do encontro regional do PMDB, organizado pela Fundação Ulisses Guimarães, a qual preside no Piauí. Ex-deputado federal por três mandatos, ele comentou a atuação dos deputados piauienses, tradicionalmente muito criticados, como políticos de pouco destaque no cenário nacional.

João Henrique argumenta que historicamente a bancada piauiense seria combativa, porém, por ser pouco numerosa tem pouco poder ante bancadas maiores.

Com seus dez deputados o Piauí fica atrás de estados vizinhos, como o Maranhão, 18 deputados, e o Ceará, 22 parlamenteares. “O número de votos que você dispõe é muito significativo e consequentemente isso tem influência da liberação de recursos e na busca por grandes obras”, comentou. Destaca-se ainda que o Piauí perdeu dois deputados e a partir de 2014 votará escolherá apenas oito parlamentares.

João Henrique enaltece o fato de ter sido o único deputado federal piauiense que foi alçado ao cargo de Ministro. Antes dele apenas senadores – Petrônio Portela, Hugo Napoleão e Freitas Neto – atingiram esse cargo de primeiro escalão da Republica Federativa do Brasil. “Desses 124 anos de República que cheguei a Ministro”, comentou.

A situação para a banca piauiense se complica com o pequeno número de habitantes que o Piauí possui, passando pouco dos três milhões, razão pelo qual a bancada é tão pequena.

Comentários