Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Burocracia impede continuação da limpeza do rio Guaribas

Publicado em 16/08/2013
Por Jailson Dias
8fe60ef5e397266afa6e7b8f5c13.jpg
8fe60ef5e397266afa6e7b8f5c13.jpg
Obras de limpeza foram paralisadas/Marta Soares

Os tramites burocráticos e os altos valores inviabilizaram a continuação da limpeza do rio Guaribas. Durante uma semana, a semana que antecedeu a inauguração da Ponte Mestre Raimundo Duarte, tratores de grande porte fizeram a limpeza das margens, deixando o rio mais apresentável aos olhos dos picoenses.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva, garante que o trabalho vai continuar, mas antes é preciso realizar um estudo para a correta aplicação dos recursos financeiros.

A limpeza realizada durante uma semana localizada no perímetro do rio, entre as pontes da Rua Marcos Parente e a Ponte Mestre Raimundo Duarte, foi possível com máquinas locadas, o que, segundo o Secretário, rendeu valores elevados. “Deu um valor alto nessa semana de trabalho, e sabedor que a legislação proíbe a contratação sem licitação, nós suspendemos o serviço. E levei ao prefeito o valor de quanto sairia a limpeza do perímetro urbano do rio”, informou o secretário.

As cifras para o processo de limpeza das margens do Guaribas ficariam em R$ 90 mil, caso haja a locação de máquinas particulares, mas também há outras possibilidades que a Secretaria tem explorado. “Estamos estudando outras possibilidades, inclusive do DNOCS enviar uma draga aqui para Picos”, informou Glauber.

Esse maquinário já esteve na cidade de Picos em anos a anteriores, mas o seu consumo também sairia oneroso aos cofres da Prefeitura Municipal. Glauber diz esperar uma resposta do prefeito Kleber Eulálio, se abre um processo de licitação, ou requer o maquinário do DNOCS.

A limpeza realizada inicialmente pela Secretaria de Meio Ambiente consistiu na retirada de entulho e árvores mortas das margens, além da areia do leito do rio. “Por conta desses tramites burocráticos tivemos de suspender, mas logo, esperamos recomeçar”, declarou.  

Comentários
Geral Antonio
28/08/2013 19:06:36
Engraçado o secretário, dizer que só deu para fazer os serviços nas proximidades da ponte Raimundo Duarte, também, seria onde as pessoas, inclusive o governador faz-de-conta ia estar. Dizer que o financeiro é o que está atrapalhando, já respondeu o amigo Jose Nilson, a verdade é que no Rio Guaribas a própria prefeitura tem esgotos derramando dentro dele, as márgens, a própria prefeitura ajuda as pessoas invadirem com suas construções irregulares. Enfim, ou limpa com seriedade, ou deixem como está, não piorem a situação.
jose nilson
28/08/2013 14:24:55
Lembramos ao nosso secretário que uma obra desta natureza a primeira necessidade é um projeto, depois licenças ambientais e só ai é que entra o financeiro.