Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Picoenses participam da Pesquisa de Saúde realizada pelo IBGE

Publicado em 15/08/2013
Por Marta Soares
64585a5803fd2dd03137cb3745fc.jpg
64585a5803fd2dd03137cb3745fc.jpg
Chefe da agência do IBGE em Picos, Daniel Paz e Silva/Erivan Costa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE deu início à Pesquisa Nacional de Saúde. Pela primeira vez, por meio de perguntas e exames, uma pesquisa do IBGE busca conhecer as relações entre o estilo de vida e a saúde da população brasileira e com isso, produzirá informações sobre o atendimento à saúde nas redes pública e particular.

O Folha Atual conversou com o chefe da agência do IBGE em Picos, Daniel Paz e Silva. Ele nos informou que apesar da pesquisa ter tido início no dia 12 de agosto, em Picos ela foi iniciada apenas no dia 26 de agosto, última segunda - feira, após os entrevistadores passarem por capacitação em Parnaíba. Dos 40 municípios que fazem parte da agência do IBGE de Picos, 12 farão parte da pesquisa de amostragem. 

A pesquisa possui duas etapas, sendo que a primeira consiste no preenchimento de um questionário que captará informações de todos os moradores, em todos os domicílios visitados. Além disso, será selecionado um morador maior de idade, em cada um dos domicílios visitados, que responderá outro questionário e terá medidos peso, altura, cintura e pressão arterial. A escolha desse morador será feita aleatoriamente, pelo computador de mão do agente de pesquisa, no momento da entrevista.

Na segunda etapa, aplicada em 25% das áreas visitadas, esse mesmo morador maior de idade selecionado para as medidas antropométricas e de pressão arterial fará exames laboratoriais de sangue e urina. Os resultados dos exames de sangue e de urina poderão ser recebidos por e-mail, correspondência ou pessoalmente no laboratório credenciado. 

O chefe do IBGE de Picos pede que a população receba os entrevistadores e respondam às perguntas porque elas são sigilosas e utilizadas para dados estatísticos e para planejamento da saúde pública. Se for necessário, o entrevistador fará mais de uma visita ao domicílio para completar a pesquisa.

Comentários