A cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode render a quantia de até R$ 3 milhões para a Prefeitura Municipal de Picos, a informação é o secretário de Finanças, Francisco Carmélio, o Maninho. Desde o final de julho a prefeitura tem realizado a entrega dos IPTUs referentes ao ano de 2013, podendo ser pago em parcela única, com desconto de 10%, ou em três parcelas sem desconto.
Caso o contribuinte picoense escolha fracionar o pagamento do IPTU a primeira parcela deve ser acertada a partir do dia 30 de setembro; a segunda, em 30 de outubro e a última no dia 29 de novembro. O pagamento pode ser efetuado no PAG Contas, agências bancárias e Correios.
Descontando-se as implicações obrigatórias de 25% para a Educação e mais 15% para a Saúde, todos os 60% restantes vão direto para a conta da Prefeitura Municipal que pode decidir como melhor usar esses recursos. “Vão direto para conta da prefeitura sem passar por nenhum outro local”, informou Maninho.
Francisco Carmélio explica que o valor do IPTU varia de acordo com o tamanho do imóvel e a sua localização. “Se é um terreno é um valor, se é casa, outro. São vários fatores que podem definir a formatação do valor final. Depende do tipo do imóvel, do valor do imóvel e da localização”, declarou.
O secretário alerta que deve-se quitar o IPTU, pois do contrário o contribuinte fica impossibilitado de realizar negócios envolvendo seu imóvel, como a venda, ou outras transações importantes como financiamentos junto a Caixa Econômica Federal (CEF).