Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025

Padre Marcos tem qualidade da educação reconhecida pelo Unicef

Publicado em 11/08/2013
Por Jailson Dias
3316c99bb665f9673863ff538a20.jpg
3316c99bb665f9673863ff538a20.jpg
Secretária recebe prêmio do Unicef/Edson Costa

Uma solenidade onde as autoridades eram as crianças, assim se referiu o representante do Fundo das Nações Unidas para a Criança (UNICEF) e oficial para a educação do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, durante a solenidade realizada na manhã da segunda-feira (19/08) que reconheceu o bom trabalho desenvolvido por nove municípios da região, dentre eles, Padre Marcos, através do programa “Palavra de Criança”.

O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos (ACINPI), e contou com as presenças dos coordenadores do programa, secretários de Educação e prefeitos.

Receberam a certificação os municípios de Padre Marcos, Pio IX, Bela Vista, Santa Rosa, São João da Canabrava, Inhuma, Santana do Piauí, Ipiranga e Picos, o anfitrião.

A secretária de Educação de Padre Marcos, Marta de Araújo Leal, declarou que os bons estão sendo colhidos graças ao esforço da equipe.“Este reconhecimento é de grande valor para todos nós que fazemos a educação em Padre Marcos. O sentimento é de que bons frutos estamos colhendo através do esforço de nossa equipe. Parabéns aos nossos alunos”

Diferentemente do que geralmente ocorre em um evento como esses, não foi montada uma mesa de honra, enfatizando assim, a importância da alfabetização das crianças que compareciam a solenidade. Antes da entrega dos certificados o grupo cultural Orion encenou uma peça teatral que explicava o sentido do programa.

A entrega dos certificados foi marcada pela informalidade, ladeadas pelos prefeitos das cidades, secretários de Educação e professores, as crianças liam as cartinhas que tinham escrito de próprio punho pedindo que os gestores reforçassem as ações em prol da educação para que todas as crianças também pudessem ler naturalmente, como eles agora faziam.

Para Rui Aguiar a entrega desses certificados representa um “avanço”, principalmente se destacar a grave seca pela qual a região passa. Com isso ele entende que há esperança conseguida através da alfabetização. Rui informa que dos 180 municípios, apenas 21 tenham conseguido alfabetizar com sucesso suas crianças que terminaram o 3° ano do Ensino Fundamental. “Nós esperamos que até 2016 todas as crianças no Piauí consigam concluir o 3° ano sabendo ler e escrever e compreender um texto”, declarou.

Comentários