A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou oficialmente nesta quarta-feira (02) um nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que irá reforçar a política municipal de promoção à saúde. A unidade irá beneficiar os moradores do bairro Emaús e áreas adjacentes.
Um solenidade marcou a entrega oficial da UBS que já estava operando desde setembro. A nova Unidade de Saúde recebeu o nome " Waldson Antônio Neiva de Moura Santos"
A secretária de Saúde de Picos, Claudineya Barbosa, destacou que a nova UBS tem uma cobertura ampla e tem capacidade para atender cinco mil pessoas.
Claudineya Barbosa, secretária de Saúde de Picos
"É com imenso prazer e gratidão que fazemos hoje essa inauguração. Essa UBS abrange em média uma população de cinco mil pessoas. Três bairros serão atendidos pela mesma. Assim, os moradores se sentem valorizados, respeitados", disse a secretária.
A enfermeira, Mageany Barbosa, ressaltou que os usuários poderão contar com atendimentos de qualidade e em uma estrutura padronizada. "Essa UBS foi construída nos padrões do Ministério da Saúde. É muito importante porque vamos poder oferecer um atendimento em um ambiente de qualidade aos usuários do SUS", frisou a enfermeira.
O prefeito de Picos, Walmir Lima, comemorou a entrega de uma obra tão significativa para o município, quando o mesmo está encerrando o seu mandato.
Prefeito de Picos destacou importancia da obra
"Eu fico muito feliz, pois essa obra assim que assumi, em 2015, havia sido iniciada, depois paralisada. Essa obra vai atender entre quatro e cinco mil pessoas, atendendo Emaús e Canto da Várzea. A minha felicidade é grande, pois no meu último mandato estou entregando obras de tamanha magnitude, há menos de um mês de sair da Administração. Iremos ainda entregar até o final de deste mês obras que também contemplam o esporte, lazer, cultura e praças. Destaco ainda a presença do futuro prefeito, Gil Paraibano, que está conosco e a quem apoiamos", enfatizou.
O candidato eleito para prefeito de Picos, Gil Paraibano, esteve presente na solenidade de entrega.
Gil Paraibano prestigiou inauguração
"Essa obra é muito importante, pois irá beneficiar o Canto da Várzea, Emaús e os moradores do Belo Norte. Uma Unidade bem construída, só tem a ganhar a população que será atendida, que necessita. Estou aqui prestigiando esse grande evento com muita satisfação", concluiu.
A nova UBS conta com uma estrutura, padrão II, critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, padrão que comporta duas unidades de saúde em uma mesma estrutura. A estrutura física da UBS tem: duas salas odontológicas; uma sala de observação (para administração de medicamentos intravenosos); uma sala de reunião; farmácia (com medicamentos básicos); sala de procedimentos; inalação; consultórios médicos, enfermagem, ginecológicos, acolhimento, sala do NASF (fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo); sala de vacina( vacinas do calendário básico) e marcação de exames. A unidade foi construída através de recursos do Ministério da Saúde.