Sábado, 05 de Outubro de 2024

Flamengo perde para o Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão

Publicado em 09/08/2013
Por Jailson Dias
f4a2c5051a12a45fcbc6039936d1.jpg
f4a2c5051a12a45fcbc6039936d1.jpg
Cruzeiro consegue vitória apertada contra o Flamengo /globo.com

RIO - Em seu primeiro clássico nesta Copa do Brasil, o Flamengo percebeu a diferença entre enfrentar equipes que estão longe da elite do futebol nacional e encarar um time do G-4 do Brasileirão. Repetindo erros que já se tornaram recorrentes este ano, o time carioca perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão, no jogo de ida pelas oitavas de final. Um placar até certo ponto favorável ao rubro-negro, que foi amplamente dominado, levou um gol antológico de Éverton Ribeiro e só descontou graças a uma falha do ex-vascaíno Dedé. O gol de Carlos Eduardo, o primeiro dele pelo Flamengo, permite à equipe carioca se classificar em caso de vitória por 1 a 0 na próxima quarta-feira, no Maracanã.

- O gol aumenta minha confiança, estava precisando disso. Eu sei do meu potencial e posso ajudar muito o Flamengo - declarou Carlos Eduardo, que não vinha tendo chances, entrou no segundo tempo e marcou em seu primeiro lance na partida.

Sábado, o Flamengo volta a campo pelo Brasileiro, contra o Grêmio, no Mané Garrincha, em Brasília. Apesar da invencibilidade de cinco jogos na competição, o time ainda patina no meio da tabela, em 12º lugar, com 19 pontos. No mesmo dia, o vice-líder Cruzeiro jogará fora de casa, contra a Ponte Preta.

A volta de Marcelo Moreno ao ataque não foi a única novidade de Mano Menezes. O treinador decidiu testar o jovem zagueiro Samir improvisado na latera esquerda, na vaga de João Paulo, e trocou Nixon por Fernando na frente. Mas foi pelo lado dos dois que o Cruzeiro construiu seu domínio no primeiro tempo. Sem precisar se preocupar com o tímido Fernando, o lateral Ceará se lançou à frente, e venceu quase todos os duelos com Samir.

Aos 14, Borges foi lançado nas costas de González e chutou de primeira mas parou em Felipe, que espalmou para escanteio. Um minuito depois, Willian tomou a bola de Fernando no ataque e bateu à esquerda do gol rubro-negro. Jogando praticamente sozinho na frente, Moreno teve boa chance aos 24, quando driblou Dedé e bateu cruzado da entrada da área, acertando a trave esquerda de Fábio.

Mano desfaz mudanças na escalação, e time melhora

Invicto no Mineirão após a reforma e em busca da sua 15ª vitória em 16 jogos no novo estádio, o Cruzeiro não se assustou, continuou melhor em campo e chegou ao gol aos 27: Ricardo Goulart desviou o cruzamento de Ceará, Felipe salvou no canto esquerdo mas Willian pegou o rebote na pequena área. Mesmo atrás no placar, o Flamengo permanecia acuado, e quase levou o segundo aos 42, mas Willian bateu para fora depois de tomar a bola de González no ataque. O chute cruzado de Moreno, defendido por Fábio, aos 44, foi a única resposta do Flamengo ao domínio rival após o gol.

Com a mesma escalação no segundo tempo, o time carioca não apenas permanecia inofensivo no ataque como ainda dava espaços na defesa. E no primeiro bom contra-ataque, aos 11, o Cruzeiro ampliou com um dos gols mais bonitos do ano no futebol brasileiro: lançado por Ricardo Goulart na área, Éverton Ribeiro deu um lençol em Luiz Antônio e bateu forte de primeira, sem deixar a bola cair no chão.

Só então Mano Menezes decidiu mexer no time, trocando Gabriel por Carlos Eduardo. E antes mesmo de ver o resultado da mudança, o treinador já teve motivo para comemorar. Numa trapalhada do zagueiro Dedé, que chutou em cima de Moreno na hora de fazer cobertura para a saída de Fábio, o Flamengo diminuiu. A bola espirrada bateu na trave esquerda e sobrou para Carlos Eduardo marcar seu primeiro gol em 20 jogos pela equipe da Gávea, aos 23 minutos.

Mano usou as outras duas modificações para, disfarçadamente, desfazer as novidades da escalação. Primeiro, lançou João Paulo no lugar de Fernando. E, depois, tirou Samir para a entrada de Paulinho. Empolgado com o gol e mais organizado após as alterações, o Flamengo finalmente se encontrou em campo e passou a dar trabalho ao Cruzeiro. Mas, sem conseguir resolver o problema do isolamento de Moreno no ataque, não levou perigo ao gol de Fábio.

Fonte: Globo.com

Comentários