Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Descrédito leva população a se afastar da Câmara de Vereadores

Publicado em 08/08/2013
Por Edson Costa
fd2ba5c9cfbca19f709076d8bce1.jpg
fd2ba5c9cfbca19f709076d8bce1.jpg
Plenário da Câmara de Vereadores de Picos na última sessão totalmente vazia/Jailson Dias

Por Jailson Dias

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Picos, realizadas sempre às quintas-feiras, são caracterizadas pelo reduzido número de pessoas dispostas acompanhar os debates dos vereadores e a votação de projetos e requerimentos que dizem respeito às vidas de todos os picoenses, mas o total esvaziamento registrado na sessão do dia 14 de agosto, uma quarta-feira, chamou à atenção. Não havia quase ninguém nas cadeiras destinadas à população.

Para o vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (PSB), o esvaziamento das sessões representa o descrédito da população para com a classe política, em especial para com os vereadores picoenses. “Demonstração da população que continuam descrentes com o trabalhado dos vereadores, participando das sessões elas ficaram tão desacreditadas que não tem vontade de vir para as sessões”, lamentou o parlamentar.

Rinaldinho declarou que por esse motivo foi conversado com a presidência da Câmara Municipal para que mantivesse o seu convênio com a Rádio Cultura FM para que continue fazendo a transmissão ao vivo das sessões ordinárias. Isso garante que muitas pessoas possam acompanhar em tempo real os debates dos parlamentares. Embora não haja nem uma pesquisa oficial sobre a audiência sabe-se que historicamente a população dos povoados da zona rural acompanha assiduamente as sessões.

“A população não tem mais vontade de vir ao plenário da casa, então nós precisamos fazer com que a população volte a Câmara Municipal de Picos”, comentou. Se os parlamentares estariam contribuindo para que a população volte a acompanhar os debates e votações dos parlamentares, Rinaldinho diz que cada um tenta fazer “o melhor possível” ao seu modo.

Indagada sobre o mesmo assunto a vereadora Fátima Sá (PSDB), caracterizada, dentre outras coisas, pelas críticas à condução dos trabalhos da Câmara Municipal por parte da presidência vê a situação de forma diferente. Ela entende que não houve comparecimento popular na sessão do dia 14 de agosto devido ao fato de a sessão ter sido antecipada para a quarta-feira, o que teria pego muitas pessoas de surpresa.

“Eu acredito que seja porque foi antecipado, e também por não ter havido a sessão de quinta-feira (08/08) a população não se habituou a vir”, explicou. No dia 08 de agosto não houve sessão por falta de quórum. Naquela ocasião apenas a vereadora Fátima Sá, José de Arimatéia, o Maté (PSL) e Iata Ânderson (PSB) compareceram a Câmara Municipal.

Na maioria das sessões realizadas na Câmara Municipal de Picos é notório o pequeno número de populares que participam das sessões, exceto, na realização de debates ou votações de projetos polêmicos.

 

 

Comentários
Fernando Barros
22/08/2013 17:44:29
O vereador Iata Ânderson é sortudo, ele não participa das sessões e no dia que ele aparece a sessão é cancelada por falta de quórum.
marcos
22/08/2013 12:41:51
vereador só serve pra colocam nome em ruas;;;;
everaldo santos
22/08/2013 11:40:42
Amigo, o legislstivo picoense faz muito mais do q distribuir titulo de cidadania. Muitos projetos d interesse popular são crisdos e votados, como por exemplo o projeto de... tambem aquele outro.. no momento nao lembro de nenhum. Se alguem lembrar favor comentar....
cidadao
22/08/2013 10:28:49
ir pra q? pra ver entrega de titulo de cidadão picoense ?