Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Municípios tem qualidade da educação reconhecida pelo Unicef

Publicado em 06/08/2013
Por Jailson Dias
7c4517c1a8063f05422b88c67de7.jpg
7c4517c1a8063f05422b88c67de7.jpg
Municipios rececberam honraria do Unicef/Edson Costa

Uma solenidade onde as autoridades eram as crianças, assim se referiu o representante do Fundo das Nações Unidas para a Criança (UNICEF) e oficial para a educação do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, durante a solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (19/08) que reconheceu o bom trabalho desenvolvido por nove municípios da região através do programa “Palavra de Criança”. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos (ACINPI), e contou com as presenças dos coordenadores do programa, secretários de Educação e prefeitos.

Os nove municípios que receberam a certificação foram: Padre Marcos, Pio IX, Bela Vista, Santa Rosa, São João da Canabrava, Inhuma, Santana do Piauí, Ipiranga e Picos, o anfitrião.

CONFIRA IMAGENS!

Diferentemente do que geralmente ocorre em um evento como esses, não foi montada uma mesa de honra, enfatizando assim, a importância da alfabetização das crianças que compareciam a solenidade. Antes da entrega dos certificados o grupo cultural Orion, nome da constelação do caçador, encenou uma peça teatral que explicava ter sido o Palavra de Criança inspirado no sentimento de solidariedade de uma criança chamada Keila que escreveu uma carta onde lamentava o triste fato de seu amigo, Israel, ainda não saber ler e escrever.

O representante do Unicef e oficial para a educação do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui andava com o microfone pedindo às crianças, que usavam devidamente as fardas de suas escolas, para lerem os slides onde constava os passos do programa. Todos, sem exceção, demonstraram estar “afiados”, lendo tranquilamente o que lhes era pedido, atestando que o programa tinha atingido o seu objetivo.

A entrega dos certificados foi marcada pela informalidade, ladeadas pelos prefeitos das cidades, secretários de Educação e professores, as crianças liam as cartinhas que tinham escrito de próprio punho pedindo que os gestores reforçassem as ações em prol da educação para que todas as crianças também pudessem ler naturalmente, como eles agora faziam.

Para Rui Aguiar a entrega desses certificados representa um “avanço”, principalmente se destacar a grave seca pela qual a região passa. Com isso ele entende que há esperança conseguida através da alfabetização. Rui informa que dos 180 municípios, apenas 21 tenham conseguido alfabetizar com sucesso suas crianças que terminaram o 3° ano do Ensino Fundamental. “Nós esperamos que até 2016 todas as crianças no Piauí consigam concluir o 3° sabendo ler e escrever e compreender um texto”, declarou.

Anfitrião do evento, o vice-prefeito de Picos e secretário de Educação, Pe. Walmir Lima, garantiu que o município de Picos continuará aderir ao programa “Palavra de Criança”. “Nós estamos dando continuidade no incentivo à leitura com eventos que desenvolvam as atividades”, declarou.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários