Sábado, 05 de Outubro de 2024

Saúde de São João da Canabrava contrata psicóloga para atuar na promoção da saúde mental

Publicado em 22/09/2020
Por Edson Costa
FA-IMG-eacf600bd5cab7c7fca0.jpg
FA-IMG-eacf600bd5cab7c7fca0.jpg
Micaella Dantas, psicóloga/Folha Atual

A pandemia do coronavírus afetou diretamente a vida do ser humano, com repercussões diretamente na esfera da saúde mental. Diversos artigos e estudos publicados no mundo todo chamam a atenção quanto ao tamanho do impacto psicológico que as mudanças impostas pela pandemia têm causado.

A mudança de vida, o medo, o estresse, o isolamento, as proibições decorrentes dos protocolos para evitar a disseminação da doença, as perdas e até mesmo o receio de abraçar uma pessoa da família, são fatores capazes de causar um efeito devastador na mente humana, caso não seja bem cuidado.

Preocupada com este efeito dentro da comunidade, a gestão municipal de São João da Canabrava, através da Secretaria Municipal de Saúde, contratou uma profissional da área, na busca de minimizar estes efeitos.

Desde o mês de setembro que a Secretaria Municipal de Saúde está ofertando o atendimento psicológico. A psicóloga Micaella Dantas, está à disposição da comunidade, de acordo com agendamento prévio, na Unidade Básica de Saúde da cidade, todas as terças e sextas-feiras, nos turnos manhã e tarde, onde está atuando na promoção de saúde mental, atendimento clínico e práticas de caráter coletivo e multiprofissional.

Dra. Micaella Dantas está à disposição da população

Em entrevista a nossa reportagem, a profissional de saúde falou da importância do atendimento psicológico para população. “Nós estamos vivenciando um momento de aumento do adoecimento mental. A pandemia do novo covid-19 e as recomendações de prevenção de autoridades de saúde acarretou uma mudança de hábito da nossa rotina. O isolamento social, impossibilidade de contato físico, notícias de fontes errôneas, aumento de casos e números de mortes, todas essas situações desencadearam sentimentos como medo, insegurança, angústia, ansiedade e até mesmo depressão. O psicólogo surge como aliado no enfrentamento de situações de adoecimento mental e de sofrimento psíquico, então a população de São João da Canabrava só tem a se beneficiar com a oferta deste serviço”, disse.

Micaella Dantas ressaltou ainda que este novo desafio profissional de atuar no município está sendo um momento de muita aquisição de conhecimento. “Com a adoção de medidas de cunho preventivo da covid-19, nós, profissionais da saúde, somos desafiados a cada dia a nos reinventar no ambiente e na forma de trabalho”, afirmou.

Para a prefeita Mércia Abreu, a contratação da nova profissional irá ajudar muitas pessoas a lidarem com transtornos relacionados à saúde da mente. “Os transtornos emocionais e psicológicos estão cada vez mais frequentes, inclusive em jovens, principalmente nesse tempo de pandemia que estamos vivenciando. Pensando em ajudar as pessoas a lidarem com suas frustrações, pensamentos e emoções, e sobretudo, otimizar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, passamos a disponibilizar o atendimento psicológico para a população canabravense. Acreditamos que com a presença dessa profissional iremos fomentar os atendimentos da atenção básica e a assistência primária aos usuários”, finalizou a gestora.

Prefeita Mércia Abreu

 

Ação do Setembro Amarelo

Ainda no mês de setembro, a psicóloga, juntamente com profissionais da Secretaria de Saúde, conduziu no município a Campanha Setembro Amarelo, que teve como objetivo chamar a atenção quanto a valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Campanha do Setembro Amarelo

Na oportunidade, a psicóloga alertou sobre os cuidados que a população deve ter quanto aos sinais de adoecimento mental.

Micaella com demais profissionais de saúde

“Precisamos antes de tudo, ter em mente que quem está em risco de suicídio está passando por um momento muito delicado na qual não consegue visualizar uma solução, geralmente a pessoa já está acometida por um transtorno como ansiedade e depressão. Nós precisamos ficar alerta aos sinais de adoecimento mental que muitas vezes ignoramos. Quem está em risco de suicídio verbaliza de alguma forma o seu pedido de ajuda, seja através de gestos, frases de desesperança, comportamento, tristeza profunda. Fique atento aos sinais, se você é do município e está passando ou conhece alguém que está passando por um momento de sofrimento, não deixe de procurar ajuda profissional”, finalizou.

 

Comentários