A humanidade acompanhou com surpresa e expectativa o registro da primeira vacina no mundo contra a Covid-19. Produzida na Rússia, a vacina foi capaz de criar uma resposta imune nos voluntários que participaram da segunda e penúltima fase de testes clínicos.
Apesar da desconfiança mundial, sobretudo das autoridades em saúde, a vacina pode ser um "antítodo" direto contra a Covid-19 que já infectou mais de 20 milhões e já provocou a morte de mais 730 mil pessoas em todo o planeta.
Nesse cenário de caos e de provável superação do problema, o Jornal Folha Atual realizou uma enquete virtual no perfil do Instagram do referido veículo de comunicação para saber a opinião dos picoenses quanto ao tema. A enquete foi baseada em duas perguntas: 1- Vacina contra a Covid-19 foi aprovada na Rússia. Você tomaria?; 2- A vacina russa lhe transmite segurança?.
A resposta dos seguidores apontam para um otimismo e confiança em relação a vacina que deve chegar ao Brasil em meados de setembro à outubro.
Trazendo os números reais da enquete, 78% dos picoenses afirmaram que tomariam a vacina produzida na Rússia. Os outros 22% contrários sinalizam uma desconfiança.
Em se tratando do questionamento feito se o registro rápido da vacina transmitiria segurança, 83% responderam que sim contra 17% ainda descrentes.
A enquete virtual sinaliza a esperança que a nação vem depositando nesta vacina. As pessoas anseiam voltar à sua rotina normal e retornar aos velhos hábitos que com a pandemia foram deixados de lado.