Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Prefeitura proíbe feira livre na Praça Justino Luz até a quinta-feira

Publicado em 31/07/2013
Por Jailson Dias
4e4745b569c48b21cedfb305ca12.jpg
4e4745b569c48b21cedfb305ca12.jpg
Praça Justino Luz está servindo de estacionamento /Jailson Dias

Atualização 17h250min:

A Coordenadoria de Comunicação entrou em contato com a nossa equipe e informou que a decisão de liberar a Praça Justino Luz por todos esses dias teria sido tomada em comum acordo com os feirantes.

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Tecnológico (STDE), proibiu a tradicional feira livre na Praça Justino Luz até a próxima quinta-feira (15/08), último dia das festividades da padroeira Nossa Senhora dos Remédios. O comunicado com a determinação, assinado pelo titular da pasta, Carlos Luís Nunes de Barros, e datado do dia 09 de agosto, pedia que as barracas fossem desmontadas até o último sábado (10/08).

Alguns feirantes não gostaram da medida e criticaram abertamente a prefeitura de Picos, dente eles, Francisco Amaro, que há 15 anos trabalha na Praça Justino Luz. Ele reclamou, sobretudo, do prejuízo financeiro que sofrerá por não poder comerciar pelos próximos três dias. “Deviam punir quem não estava obedecendo à determinação da prefeitura”, protestou.

Nos anos anteriores os feirantes podiam trabalhar durante os dias que precedem o auge das festas da padroeira, mas tinham de desmontar as barracas até as 16h00. Francisco Amaro reconhece que alguns feirantes não estavam obedecendo a determinação inicial da prefeitura que seguia essa mesma linha, mas alega que se tratava de uma “minoria”.

Nossa equipe foi a até a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Tecnológico para obter mais informações sobre o assunto. Os funcionários da pasta exibiram um ofício assinado pelo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Pe. Gregório Leal Lustosa solicitando a “liberação total” da praça entre os dias 05 e 15 de agosto.

No ofício consta que o horário solicitado para a liberação ia das 16h às 23h, como sempre aconteceu. A ideia de liberar a praça completamente entre os dias 10 e 15 foi tomada alegando a “desobediência” de alguns feirantes que não desarmavam as barracas.

A visão geral da Praça Justino Luz estava bem diferente, com dezenas de carros estacionados onde se costuma ver as barracas de roupas. A ideia da Prefeitura Municipal é transformar aquele espaço público e um grande estacionamento.

Existem aproximadamente 270 feirantes na Praça Justino Luz, cadastrados junto a STDE, embora muitos estejam abandonando seus pontos. Cada um paga aproximadamente R$ 26,00 mensais a prefeitura para ter o direito de explorar o comércio naquela região da cidade. Na sexta-feira (16/08) o comércio poderá ser restabelecido.

Comentários
maria alves
12/08/2013 13:27:35
A decisão tomada pela prefeitura está corretíssima.O problema é que muitas pessoas não estão acostumados com ordem, organização. Essa decisão deveria ser permanente, até porque muitos desses feirantes nem são da cidade de Picos, outros tem mais de uma barraca.