Em meio à pandemia do novo coronavírus, ressurge outra preocupação, a dengue, que exige do poder público cuidados redobrados. Nesse sentido, a Prefeitura de Vera Mendes, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem reforçando as ações de prevenção e combate tanto do coronavírus, como ao aedes aegypti, agente transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A gestão municipal realizou mais vez, como estratégia de enfrentamento ao covid-19, a pulverização e desinfecção de locais de aglomeração e circulação de pessoas. Foram realizados os serviços de desinfecção na Unidade de Saúde, Carlos Hermógenes da Silva, na UBS São José e nos locais de maiores aglomeração de pessoas como a sede da Secretaria de Saúde, a Praça Central, a Casa Lotérica e Caixa Aqui.
O Comitê de Vigilância Sanitária também, segue com o trabalho de monitoramento, fazendo visitas as pessoas que chegam de outros estados, bem como orientando sobre os cuidados de prevenção a codiv-19, relacionados ao isolamento social e a higienização, e mantém as barreiras sanitárias nas entradas da cidade.
O combate a proliferação do aedes aegytp, também, vem sendo intensificado, mesmo em meio à pandemia. A saúde tem utilizado as mídias sociais para mobilizar e conscientizar a população para ações de prevenção e combate à Dengue, além de, também, ter adquirido dois pulverizadores de costais, para reforçar as atividades de controle do Aedes aegypti, trabalho este realizado pela equipe de endemias.
A secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, destacou que o governo municipal segue trabalhando, assiduamente, com compromisso e responsabilidade, para garantir a saúde da população veramendense.
Por: Odaliana Carvalho/cidadesnanet