A Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou neste sábado, 27 de junho, uma Nota de Esclarecimento sobre casos da Covid-19, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), no município.
A gestão municipal declara não compreender o que levou a Sesapi a confirmar os dois últimos casos divulgados como sendo do município.
Na nota, assinada pela Coordenadora da Atenção Básica, Solange Gomes, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma que todos os protocolos estão sendo postos em prática, de forma a proteger a população, e ainda, que se encontra a disposição de todos os geminianenses para prestar todas as informações necessárias.
Confira a Nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Geminiano-PI, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer sobre os supostos três casos confirmados de COVID-19, doença causada pelo Coronavírus, que estão sendo divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI). A seguir detalharemos cada caso.
Caso 1: Trata-se de uma pessoa que não se encontra no município, que iria retornar ao seu domicilio, realizou teste de anticorpos coronavírus – IgM e IgG, para que assim pudesse retornar, ao realizar o teste o mesmo obteve os seguintes resultados: IgM NEGATIVO E IgG POSITIVO, que indica que houve infecção (com dias ou meses), mas que o organismo teve sucesso na produção de anticorpos, assim obtendo a cura, não se sabe quando aconteceu essa infecção, se trata de uma caso assintomático, ao descoberto, já estava curado.
Caso 2: Trata-se de uma pessoa residente no município, do sexo feminino, de 10 anos com as iniciais L.V.A.M., ao procurar a família, de acordo passos preconizados pelo Ministério da Saúde, a família informou que não realizou nenhum teste, visto isso à secretaria buscou o local de realização do suposto teste, onde o mesmo foi realizado em Teresina-PI, diante da informação foi possível confirmar que a criança não se descolou nem a Picos, como cidade mais próxima durante o período que deu início a pandemia até o dia de hoje, pois se encontram cumprindo todas as recomendações de prevenção ao vírus.
Caso 3: Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 31 anos com as iniciais F.A.S., que presta serviço para uma empresa ligada ao Complexo Eólico de Lagoa do Barro, o mesmo há algum tempo não encontra residindo no município. Foi diagnosticado no ambulatório da empresa e posteriormente notificado.
A Secretaria de Saúde confirma o real cenário do município, onde o boletim só será atualizado e divulgados após um posicionamento da SESAPI a respeito dos casos em questão.
• Confirmado – 01
• Suspeitos - 07
• Descartados – 51 (após a realização de teste rápido)
• Notificados – 58
• Internações – 00
• Óbitos - 00
Não compreendemos o que levou a SESAPI a confirmar os dois últimos casos. Já que no caso 3, não reconhecemos a pessoa em questão como atual moradora da cidade e no caso 2, em que a criança e sua família não deixaram a cidade de Geminiano, não realizaram nenhum tipo de teste ou exame, nem em Geminiano, nem em Picos, cidade mais próxima e nem em Teresina, onde o exame foi dado como realizado. Em visita à família, foi informado que os mesmos se quer deixaram a cidade ou apresentaram sintomas compatíveis com a COVID-19.
Reafirmamos que todos os protocolos estão sendo postos em prática, de forma a proteger a população geminianense. Dentre as ações, destacamos:
• Instalação de tendas em pontos estratégicos da cidade para que a população possa se abrigar com segurança;
• Foram instaladas pias para higienização das mãos;
• Totens com álcool em gel estão distribuídos pela cidade;
• Servidores da saúde permanecem em pontos de grande movimentação, como Loterias, ofertando álcool em gel para higienização das mãos;
• Agentes Comunitários de Saúde realizam visitas constantes para acompanhar os munícipes, orientar quanto aos cuidados necessários, bem como averiguar a existência de casos suspeitos;
• As ruas são pulverizadas e sanitizadas constantemente;
• Os postos de saúde, bem como os demais prédios públicos, são higienizados diariamente e os assentos são demarcados com o distanciamento necessário entre as pessoas;
• A partir de hoje (27.06) o Posto de Saúde da sede do município, Raimundo de Barros Araújo, passa a funcionar também aos sábados e domingos, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, para acompanhamento das notificações do município.
Reforçamos a necessidade das medidas preventivas, bem como a transparência necessária para manter nossos munícipes bem informados. Repudiamos qualquer tipo de informação que não condiz com a verdade dos fatos e já acionamos a SESAPI para os devidos esclarecimentos. Informação falsa também é um mal que precisa ser combatido, não as compartilhe.
No mais, a Secretaria de Saúde encontra-se a disposição de toda população de Geminiano para prestar todas as informações necessárias. No ensejo renova todos os votos de estima e consideração com toda a população.