Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

“Caronas VIP’ s”: no Faceboook, um grupo oferece e solicita caronas de Picos a Teresina

Publicado em 25/07/2013
Por Marta Soares
e04e684cc72996fe93c11865cc0a.jpg
e04e684cc72996fe93c11865cc0a.jpg
Usuários de grupo solicitam e oferecem caronas/Facebook

Não é de hoje que as Redes Sociais estão mudando e facilitando a vida das pessoas. Ainda mais quando a questão é economia. Pensando nisso, o professor e policial militar, Rafael Rômulo, que é natural de Água Branca - PI, mas que trabalha atualmente em Picos decidiu facilitar a própria vida e a de muitas outras pessoas que costumeiramente viajam de Picos a Teresina. Com as passagens custando aproximadamente R$ 50,00, dependendo da empresa de ônibus escolhida, ao criar um grupo de caronas no Facebook, (Caronas VIPs Picos THE)cerca de 1.020 pessoas trocam informações sobre quem oferece e quem solicita carona, assim, o custo para quem viaja é menor e a contribuição para quem disponibiliza a carona auxilia no combustível.

Rafael conta que há muito tempo usa o recurso da carona para se deslocar em viagens intermunicipais, mas apesar das boas e divertidas histórias, nem tudo foram flores. “Em 2006 eu era professor e diretor de escola em Demerval Lobão e tinha sempre que pegar um ônibus de Lagoa do Piauí até Demerval, mas para voltar, às 22h ou 23h não tinha mais ônibus, então eu e outros três professores tínhamos que ficar na pista pedindo carona, já que nós não tínhamos carro. Uma vez, nós pegamos carona com um homem que estava completamente sob efeito de drogas. Este homem falou tanto palavrão, xingou a gente de todos os nomes que se possa imaginar e a gente ficou calado, só escutando e com medo, assim que chegamos na entrada de Demerval, a gente pediu pra descer e ele só gritando, mas deu tudo certo”, mas esta foi a única vez que isso aconteceu, na maioria das vezes, tudo transcorreu tranquilamente.

O grupo “Caronas VIP’ s Picos Teresina” (lembrando que VIP é “Vim do Interior do Piauí”), foi criado no dia 12 de maio de 2013 e em menos de 48 horas já haviam mais de 500 participantes. Entre os usuários, estão Kennard Costa e Márcio Viana, que sempre oferecem e também solicitam carona. “Da última vez que dei carona ao Kennard Costa, ele disse que este grupo foi a melhor coisa que já criaram nesse face, pois como ele mora em Teresina e trabalha em Picos ficou uma maravilha esse trajeto, além dele ajudar algumas pessoas quando dá carona também faz muita amizade legal”, comemorou Rafael.

O grupo tem como objetivos economizar, fazer novos amigos, auxiliar quem está precisando e ainda contribui com a diminuição dos gases que poluem o meio ambiente. “Seria muito legal que as pessoas registrassem esses momentos, que fizessem fotos ou vídeos destas viagens, seria muito divertido”, diz o dono do grupo. Além da economia financeira, economiza - se tempo também, já que normalmente uma viagem de ônibus de Picos a Teresina demora cerca de 5 horas e de carro a viagem pode levar até 3 horas.

Um dos usuários do grupo, o estudante Amsterdan Miranda, de 24 anos, diz que usa o grupo para conseguir caronas e que acredita na boa intenção das pessoas que lá estão, já que antes de pegar qualquer carona, ele verifica os amigos em comum e pede informações sobre a pessoa que está disponibilizando a carona.

Como medidas de segurança, Rafael decidiu “fechar” o grupo quando chegou a marca de mil usuários, agora, quem quiser integrar o grupo, precisa solicitar ou ser indicado por alguém que já faça parte do grupo. Outra dica, é que tanto quem pede, como quem oferece, não deve divulgar imediatamente os números de telefones celulares. Outra dica importante é avisar aos amigos e familiares com quem você está indo de carona. 

“Algumas pessoas, principalmente as meninas, quando vão pegar carona, costumam me perguntar se eu conheço determinadas pessoas que estão oferecendo carona, mas parte mesmo das pessoas procurar saber quem são”. O grupo não se responsabiliza pelos riscos e problemas que possam vir a acontecer, é um risco que cada um assume ao pegar carona, mas nenhum incidente foi registrado até o momento.

Rafael está planejando um presente para os usuários do grupo: será sorteado entre os participantes um troféu e adesivos “Amigo da Carona”. 

Comentários