Os aposentados do Estado tiveram uma triste surpresa em seus contracheques desde o dia 29 de abril, após a confirmação de descontos em seus vencimentos. A presidente regional do SINTE de Picos, Gisele Dantas, repudia a cobrança da alíquota de 14% dos inativos, considerada abusiva sobre os inativos.
“Esse desconto dos aposentados é uma consequência da Reforma da Previdência estadual que foi aprovada em dezembro de 2019. O governo do Piauí que se dizia contrário a reforma nacional foi o primeiro Estado a fazer adequação e de forma piorada, com todos os requintes de crueldade possíveis. Se a reforma Nacional demorou por volta de 8 meses a 12 meses tramitando, a do Piauí foi aprovada em uma semana. Não aconteceu diálogo com as categorias, não houve audiência pública. O Governador WD que tem discurso e falácias defendendo a democracia na prática tem se apresentado autoritário e ditador”, disse a sindicalista.
Gisele frisa que os descontos tem sido altos, o que é preocupante nesse período de pandemia e de isolamento social.
“Essa é uma dura realidade. Os aposentados tiveram novamente desconto da Previdência nos seus contracheque. Desconto altíssimo que trouxe consequências danosas no orçamento dessas pessoas. Agora nos resta aguardar a Justiça”, concluiu.