Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Farmácia Excepcional não tem quem faça a entrega do medicamento

Publicado em 22/07/2013
Por Marta Soares
e5f52c4abdb9ab630d0fa892e47a.jpg
e5f52c4abdb9ab630d0fa892e47a.jpg
Francimara Alencar de Deus, Farmacêutica/bioquímica responsável pela farmácia/Erivan Costa

O Folha Atual foi informado de que a Farmácia de Medicamento Excepcional, que funciona atrás do Hospital Regional Justino Luz, está sem profissional que faça a entrega dos medicamentos aos usuários. De acordo com Francimara Alencar de Deus, Farmacêutica/bioquímica responsável pela farmácia, apenas ela faz a entrega e o atendimento aos usuários permanentes da farmácia.

"A assistência farmacêutica que eu deveria dar para os pacientes eu não dou porque eu estou fazendo este outro tranalho, estou fazendo a dispensação do medicamento, isso para que eles não fiquem sem receber. Como é muita gente, a assistência farmacêutica fica comprometida, porque ou eu entrego o medicamento ou eu oriento. Então, tá faltando funcionário", disse a farmacêutica.

Os medicamentos disponibilizados pela farmácia, são para pacientes com doenças crônicas e raras, como aqueles que são transplantados, alzaymmer, artrite rematóide, parkinson, reticulote, puberbdade precoce, dente outras, sendo estes de alto custo. Cerca de 500 pessoas recebem mensalmente a medicação.

A responsável pela farmácia atende apenas duas horas, duas vezes por semana, sendo às segundas e quartas - feiras, das 09h às 11h: "vale ressaltar que eu nunca fico apenas neste horário, sempre fico até meio dia, duas e quatro horas da tarde", disse Francimara.

A situação se repetiu em 2011, quando o Hospital Regional, que não é responsável pela farmácia, disponibilizou um funcionário do hospital para fazer o serviço, porém, desde o mês de junho a função está sem responsável, porque o funcionário do HRJL que fazia isso, retornou aos trabalhos junto ao hospital.

O Folha Atual procurou a direção do Hospital Regional, mas não foi atendida devido a ausência do diretor. Buscamos ainda a coordenadora da 9ª Regional de Saúde, Verônica Maia, que, por telefone, nos informou que a responsabilidade da Farmácia de Medicamento Excepcional não é da Coordenadoria Regional de Saúde, mas que se reunirá em breve com representantes da saúde no Estado, onde isso será resolvido.

Comentários
Indignado
06/08/2013 10:51:04
Cuidado para não se estressar, pois trabalha muito a senhora. Chega a trabalhar 04 h por semana. É muito pesado....