Sábado, 05 de Outubro de 2024

Nível da Barragem de Bocaina atinge mais de 80% da sua capacidade; maior volume já registrado

Publicado em 31/03/2020
Por Redação
FA-IMG-afb68be802f178dfa7f5.jpg
FA-IMG-afb68be802f178dfa7f5.jpg
Barragem de Bocaina/Reprodução

As fortes chuvas que caíram na região nos últimos meses foram importantes para o homem do campo, mas sobretudo para a recuperação do nível de água nos reservatórios, como a Barragem de Bocaina e de Piaus. Dados do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DENOCS) aponta uma recuperação histórica no volume de água, em que a Barragem de Bocaina atingiu os 90 milhões m³ de água e Piaus chegou aos 50 milhões de m³ de água.

O técnico do DNOCS, Francisco Alves Teixeira, comentou que o volume de água é histórico diante dos últimos anos de seca.

"Estamos com uma excelente expectativa, acumulou bastante água, choveu bastante e os reservatórios ainda hoje recebem água. A Barragem de Bocaina está bem perto de atingir seu volume máximo que é dos 106 milhões m³ de água e Piaus já está com 48% da sua capacidade total, o que é muito importante para o abastecimento de água na região de Fronteiras, Pio IX, São Julião, entre outras cidades", pontuou o técnico.

Números

O DNOCS monitora constantemente as barragens em todo o Estado. Em dezembro de 2019, a Barragem de Bocaina estava com o volume de 28 milhões m³ de água. Já a Barragem de Piaus, localizada nas divisas dos municípios de Pio IX e São Julião, no referido período estava com 17 milhões m³ de água e hoje se encontra com 50 milhões m³. 

Barragem de Piaus - Reprodução

Comentários