Sábado, 12 de Outubro de 2024

Pacientes com coronavírus ocupam 35% dos leitos clínicos do Piauí, diz secretário de saúde

Publicado em 30/03/2020
Por Redação
FA-IMG-7eeaba4428176f4d224a.jpg
FA-IMG-7eeaba4428176f4d224a.jpg
Leitos/

Pacientes com Covid-19 ocupam 35% dos leitos de clínicos do Piauí, segundo o secretário estadual de saúde, Florentino Neto. Cerca de 10% dos leitos da rede pública, privada, filantrópica, e federal estão em uso por pacientes com coronavírus. Aproximadamente 20% dos leitos exclusivos para o tratamento da doença também estão ocupados.

Segundo o secretário, o Piauí tem encontrado dificuldade para garantir novos equipamentos devido ao aumento da procura no mercado.

“Eles tiveram um aumento significativo no mercado. Os mesmos equipamentos que nós aqui do estado queremos comprar, todo o planeta quer comprar, todos os secretários, ministros, e gestores hospitalares querem comprar equipamentos para leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), principalmente os respiradores”, disse.

Florentino Neto explicou que o estado tem o objetivo de aumentar ainda mais o número de leitos. “Hoje está previsto o recebimento de mais quatro respiradores e estamos aguardando o recebimento de mais 16 mil testes rápidos. Com o objetivo de testar o maior número de pessoas”, contou.

Ainda segundo o secretário, duas ambulâncias alugadas já se encontram na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

“Deveremos receber as demais até o fim da semana. Nosso desejo e colocar ambulâncias na modalidade UTI para que a gente possa garantir a transferência com equipamentos fundamentais para garantir a vida. Estamos também adquirindo equipamentos para equipar outras ambulâncias que não possuem”, ressaltou.

 

Isolamento social e decretos de calamidade

 

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

 

Prevenção, contágio e sintomas

 

 

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. 

FONTE: G1PI

Comentários