“Isso aqui é a realização de um sonho. Agora temos mais oportunidade de aprender na prática e aprimorar cada vez mais nossos conhecimentos, pois os laboratórios nos proporcionam vivenciar o que vemos nos livros”. Esse relato é da jovem Maria da Conceição Borges, aluna do 2º módulo do curso técnico de Enfermagem oferecido no Centro Estadual de Educação Profissional – Ceep Petrônio Portela, localizado no município de Picos. A escola de Maria se transformou em referência de ensino em toda a região após ter sido reformada e ampliada pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
Com 30 anos de fundação, o Ceep ganhou uma nova estrutura, devidamente preparada para atender aproximadamente 1.500 jovens na modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico, além de turmas do Pronatec, cursos da Rede Etec-Brasil e Educação a Distância com parceria do Instituto Federal do Paraná.
Com espaços amplos e equipados, são ofertados cursos técnicos em contabilidade, comércio, rede de computadores, informática, enfermagem, edificações, segurança do trabalho, logística, hospedagem, radiologia, análises clínicas, agropecuária e outros.
De acordo com Enoi Cosme, diretora do Petrônio Portela, o novo ambiente de ensino traz uma nova perspectiva de futuro aos jovens da região. “Com essa nova estrutura, iremos elevar a qualidade dos trabalhos educacionais e promover a qualificação profissional dos nossos jovens para o mercado de trabalho. Esse era um sonho de toda a comunidade e agora está aqui ao nosso alcance. Picos e toda a região agora têm um centro de ensino com o equipamento necessário para formar excelentes profissionais” destaca.
Os blocos de saúde, exatas, administração e todas as salas de aulas foram totalmente reformados. Além disso, foram construídos o auditório, o bloco de serviços e a quadra poliesportiva coberta, que garante um espaço apropriado para a prática de atividades como futsal, vôlei, basquete, handebol, entre outros. A climatização também faz parte da nova realidade do Ceep. Para garantir o suporte para os trabalhos de ensino e aprendizagem, bem como a melhoria dos espaços físicos, foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões com recursos do Tesouro Estadual e do Ministério da Educação (MEC).
Para o secretário Átila Lira, a obra entregue deve cumprir seu papel de formar cidadãos preparados para uma carreira profissional. “É muito gratificante oportunizar aos nossos estudantes a chance de um futuro melhor e para isso é preciso investir em educação. O Governo do Estado entende isso e não tem medido esforços para assegurar que o Piauí tenha cada vez mais uma educação de qualidade”, ressalta.
A grandeza e a capacidade do Ceep impressionaram o governador Wilson Martins. Ele visitou todos os espaços da escola e ficou surpreso com o resultado dos serviços executados. “Essa escola está linda. Ampla, confortável e equipada como os estudantes de Picos e região merecem. Para nós é uma satisfação poder entregar para a comunidade uma escola como esta que certamente vai contribuir para dar um futuro à nossa gente”, frisou.
Picos é uma das maiores cidades do Estado, localizada na região do Sudoeste Piauiense, possui 73 417 habitantes, segundo o IBGE/2010. O município também é conhecido como Cidade Modelo e a nova escola veio fortalecer ainda mais essa expressão, pois o formato é referência para a construção e melhoria de novos ambientes escolares.
“Nossa cidade ganhou um grande presente. Essa escola é um avanço para a nossa educação, pois os laboratórios instalados aqui vão permitir que nosso conhecimento se amplie cada vez mais”, concluiu Késsio Bruno, estudante do 2º módulo de enfermagem no Petrônio Portela.
Fonte: Gov. PI